Artigos

Melhores jogos de 2022

2022 foi um ano cheio de surpresas e lançamentos de qualidade. Desde jogos “indie” a produções AAA, houve um espectro amplo de títulos de qualidade para jogar, com várias surpresas positivas. Nesta lista vamos destacar os 10 favoritos do ano, os jogos que a equipa do Starbit considerou os lançamentos de maior relevo durante o ano de 2022 na Nintendo Switch.


13 Sentinels: Aegis Rim

Produtora: Vanillaware
Editora: Atlus
Data de lançamento: 12 de abril de 2022

13 Sentinels: Aegis Rim é o trabalho mais recente da Vanillaware, conhecida por jogos como Muramasa e Odin Sphere. 13 Sentinels junta elementos de jogos de aventuras e estratégia onde controlamos vários pilotos para defender a cidade dos Deimos, monstros mecânicos inspirados em Godzilla e War of the Worlds. O enredo coloca-nos no papel de treze protagonistas, a cada capítulo desvendamos mais sobre o mistério, e pouco mais se pode falar sobre 13 Sentinels sem estragar a surpresa. É uma obra recomendadíssima, sobretudo para quem gosta de boas histórias de ficção científica com uma boa dose de mistério. 13 Sentinels leva a mais alta das recomendações.


Bayonetta 3

Produtora: PlatinumGames
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 28 de outubro de 2022

Bayonetta 3 traz de volta a conhecida bruxa num capítulo que encerra com chave de ouro uma trilogia de enorme qualidade. Levando a Nintendo Switch aos limites, esta proposta oferece a ação tresloucada que os fãs desejavam, com combates numa escala gigantesca e um desenho de níveis a roçar o brilhantismo. Pode não ser revolucionário entre os seus pares ou apresentar tudo de forma perfeita, mas é sem sombra de dúvida um dos jogos do ano e obrigatório no catálogo da Nintendo Switch.


Kirby and the Forgotten Land

Produtora: HAL Laboratory
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 25 de março de 2022
Análise Starbit

A bola rosa mais adorada do mundo dos videojogos teve finalmente direito à sua primeira aventura a três dimensões e o resultado é fantástico. Kirby and the Forgotten Land traz elementos que fazem parte da experiência habitual da série, juntamente com novas ideias e mecânicas possíveis apenas num jogo a decorrer num mundo tridimensional. Divertido, criativo e cheio de conteúdo, Kirby and the Forgotten Land é um marco do ano que termina entre os jogos de plataformas na Nintendo Switch.


Mario + Rabbids Sparks of Hope

Produtora: Ubisoft
Editora: Ubisoft
Data de lançamento: 20 de outubro de 2022
Análise Starbit

Mario + Rabbids Sparks of Hope surpreendeu com uma experiência fantástica de ação tática que junta o melhor de dois mundos, com muita ação e muito humor à mistura. A variedade é avassaladora num formato muito mais livre, dinâmico e cheio de conteúdo. As composições são irrepreensíveis e a banda sonora contribui para tornar os combates muito imersivos e intensos. Um dos melhores jogos do seu género e uma excelente adição ao catálogo da consola.


Monster Hunter Rise: Sunbreak

Produtora: Capcom
Editora: Capcom
Data de lançamento: 30 de junho de 2022
Análise Starbit

A nova expansão Sunbreak para o fantástico Monster Hunter Rise chegou-nos um ano depois do lançamento original e foi impossível ficar indiferente à quantidade e qualidade de conteúdo que trouxe ao jogo-base. Mantendo-se um portento técnico, com novos espaços e monstros impressionantes por descobrir, foram introduzidas novas mecânicas e melhorias que tornam esta nova aventura ainda mais acessível e divertida do que a anterior. Mais Monster Hunter é sempre bom, e para iniciados ou veteranos da série, Sunbreak é mais uma excelente oferta.


NieR:Automata The End of YoRHa Edition

Produtora: PlatinumGames
Editora: Square Enix
Data de lançamento: 6 de outubro de 2022

NieR Automata é um dos jogos mais marcantes da sua geração. Esta produção da Platinum Games apresenta um sistema de combate fantástico, personagens desenhadas por Akihiko Yoshida e escrita de Yoko Taro, uma combinação de criadores que deu luz a um jogo incrível. Esta sequela de NieR Replicant traz-nos para um mundo situado milhares de anos no futuro onde a humanidade fugiu para a Lua e luta uma guerra incessante contra forças alienígenas com um exército de robôs. Vamos controlar 2B numa missão de ataque que se torna algo muito maior. NieR Automata é certamente um jogo fantástico, e a conversão para a Nintendo Switch recebeu um tratamento impecável, com um aspeto visual e desempenho espetaculares. Sem qualquer dúvida, um jogo a não deixar para trás.


Persona 5 Royal

Produtora: Atlus
Editora: Atlus
Data de lançamento: 21 de outubro de 2022

Persona 5 Royal é um dos jogos mais celebrados e aguardados por fãs de RPGs e chegou finalmente à consola da Nintendo na sua melhor forma possível.
Partilhando semelhanças com Shin Megami Tensei V (lançado em 2021), Persona 5 Royal foca-se mais na sua apresentação e enredo, combinando também elementos de simulação com o típico combate frenético da série e que culminam numa experiência única. Sem esquecer a possibilidade de se poder jogar em qualquer lado, o ouro sobre azul que torna ainda mais acessível uma aventura RPG que ninguém pode deixar fugir.


Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge

Produtora: Tribute Games
Editora: DotEmu
Data de lançamento: 16 de junho de 2022
Análise Starbit

As Tartarugas Ninja foram ícones da cultura pop nas décadas de 1980 e 1990 e o seu regresso aos videojogos utilizando a receita da altura foi um sucesso criativo enorme. Inspirado em todos os elementos de alguns dos melhores “beat’em up” da época, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge acrescenta-lhe o melhor que se faz hoje em dia e o resultado é uma experiência multijogador de excelência. Uma obra cheia de nostalgia para toda uma geração, mas também um dos melhores jogos do ano e um dos melhores “beat’em up” de sempre. Simplesmente divinal.


Tunic

Produtora: Finji
Editora: Finji
Data de lançamento: 27 de setembro de 2022

Tunic foi uma das maiores surpresas do ano, inspirando-se em séries como The Legend of Zelda e Dark Souls para criar uma experiência sem igual. Engimático e desafiante, a paciência e capacidade de observação são fulcrais para sobreviver no mundo de Tunic. Desde os seus puzzles ao combate, todos os elementos desta aventura são complexos e desafiam o intelecto do jogador da melhor forma possível. É uma excelente proposta para todos os fãs das suas inspirações e que não têm receio de tentar a mesma secção uma e outra vez até a ultrapassar.


Xenoblade Chronicles 3

Produtora: Monolith Soft
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 29 de julho de 2022
Análise Starbit

Xenoblade Chronicles 3 traz-nos uma aventura gigantesca que encaixa perfeitamente na Nintendo Switch. Uma história épica e emocionante, cheia de personagens memoráveis com um mundo vasto e repleto de paisagens lindíssimas e avassaladoras. Uma banda sonora magistral que se assume como um dos pontos mais altos, não só deste capítulo mas de toda a série, e um sistema de combate extremamente completo. Uma verdadeira obra-prima e um dos melhores jogos da consola.

André Reis

O chicote que mantém a máquina a funcionar. Entusiasta pela indústria e com um gosto variado, mas com um especial amor por JRPG, nunca deixa escapar uma boa promoção e por consequência tem uma coleção maior do que alguma vez poderá ter tempo para a terminar.