Artigos

Melhores jogos de 2021

2021, mais um ano difícil marcado pela COVID-19, está a chegar ao fim. Se a vida de todos continuou a ser afetada pela terrível e já longa pandemia, o ano de 2021 também trouxe coisas boas. Para os apaixonados pela Nintendo, como nós no Starbit, foi um ano recheado de propostas de qualidade. Vários géneros, produções ambiciosas, ou jogos independentes, um pouco de tudo para todos os gostos e carteiras. E ainda assistimos à chegada do novo modelo OLED da Nintendo Switch.

Neste artigo vamos então abordar os dez melhores jogos que chegaram à consola da Nintendo durante o ano que agora finda, escolhidos pela equipa do Starbit. Não foi uma tarefa fácil, mas qualquer jogo aqui presente merece recomendação máxima.


Bravely Default 2

Produtora: Square Enix
Editora: Square Enix
Data de lançamento: 26 de fevereiro de 2021
Análise Starbit

O regresso de Bravely Default marca o ano de 2021 com um jogo que exibe o que de melhor se fazia no seu género durante a década de 1990 numa fórmula moderna e atual, destacando-se de forma clara no vasto catálogo de RPGs da Nintendo Switch.

A direção artística é deslumbrante e reminiscente de um conto infantil, sendo que o enredo não podia contrastar mais com essa escolha: frio, cruel e sem anseios de finais felizes. Uma obra completa, condimentada por personagens interessantes, um sistema de combate profundo, e um mapa extenso e cheio de pormenor.

Um jogo obrigatório para apreciadores do género, e que marcou decisivamente o ano que agora finda.


Danganronpa Decadence

Produtora: Spike Chunsoft
Editora: Spike Chunsoft
Data de lançamento: 3 de dezembro de 2021

Uma década do confronto épico entre a esperança e o desespero foi incluída na coletânea Decadence, que não só contém a trilogia principal da série como ainda conta com uma experiência que coloca todos os protagonistas num novo cenário alternativo.

Para todos os fãs de jogos de aventura e mistério, não há como enganar: excelentes personagens, e um enredo intrigante e tresloucado envolto numa apresentação excêntrica que só poderia ter vindo da mente brilhante de Kazutaka Kodaka.

Aventuras únicas e intemporais a não perder e que finalmente marcam a sua presença numa plataforma da Nintendo.


Disco Elysium – The Final Cut

Produtora: ZA/UM
Editora: ZA/UM
Data de lançamento: 12 de outubro de 2021

Um dos jogos mais elogiados do ano passado marca finalmente presença na Switch, e da melhor forma possível através de uma versão que introduz diálogos vocalizados na íntegra e ainda mais habilidades e escolhas para fazer no decorrer da aventura.

Combinando elementos de RPG com um enredo repleto de intriga, o jogador decide se pretende ser um detetive honrado, um ser humano da pior espécie, ou um pouco de ambos. Desde o leque de opções às possibilidades únicas de diálogo e investigação que se encontram à disposição, resolver crimes nunca foi tão divertido.


Metroid Dread

Produtora:  MercurySteam, Nintendo
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 8 de outubro de 2021
Análise Starbit

A espera foi longa mas recompensadora. Metroid Dread é um trabalho requintado que traz a fórmula de Metroid aos melhores padrões de qualidade contemporâneos, sem comprometer os elementos que fizeram da série um nome incontornável na história dos videojogos.

Encontram-se aqui um excelente desenho de níveis, um combate frenético e exigente, um desempenho perfeito em qualquer ecrã, e um enredo abrangente que não só complementa o jogo mas tabém concede uma nova luz ao mundo Metroid.

Metroid Dread é um clássico imediato e um dos melhores jogos para a Nintendo Switch, um dos grandes marcos no seu catálogo em 2021.


Monster Hunter Rise

Produtora: Capcom
Editora: Capcom
Data de lançamento: 26 de março de 2021
Análise Starbit

Monster Hunter Rise é o melhor jogo da série, juntando o melhor dos dois mundos com a jogabilidade modernizada e a sua estética clássica. Os mapas abertos e a mobilidade oferecida pelo Wirebug tornam Monster Hunter Rise numa experiência fenomenal, imperdível para os fãs do género, e também bastante simpática para os seus novos visitantes.

Com um arsenal variado e possibilidade de personalizar o estilo único de cada arma, uma variedade enorme de monstros para caçar, e novas atualizações substanciais a caminho, Monster Hunter Rise é um ótimo investimento para quem quiser perder horas a divertir-se a solo ou com um grupo de amigos.


NEO: The World Ends With You

Produtora: Square Enix
Editora: Square Enix
Data de lançamento: 27 de julho de 2021

A espera foi prolongada, mas a sequela de um dos jogos mais importantes da Nintendo DS está finalmente entre nós, e esta nova oportunidade de voltar a meter as mãos no desafio aqui presente conhecido como “Reaper’s Game” não desilude. Com o espírito eletrizante do original, há muito por explorar nesta nova versão tridimensional de Shibuya onde o jogador uma vez mais tem de lutar pela sua liberdade.

Com um novo elenco de personagens e um novo sistema de combate frenético, vencer os Noise nunca foi tão divertido. A combinação enorme de pins diferentes que apanhamos durante a aventura traz uma mudança muito bem-vinda à jogabilidade, e é também um bom incentivo a que nenhum recanto de Shibuya fique por revolver.

Uma experiência divertida e diferente do habitual, tal como o seu antecessor, e a que ninguém deve passar ao lado.


Shin Megami Tensei V

Produtora: ATLUS
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 12 de novembro de 2021

O quinto capítulo da série Shin Megami Tensei aproveita as capacidades do Unreal Engine para trazer mapas abertos e uma variedade de novos demónios para recrutar e desafiar, além de um sistema de combate apurado face ao seu predecessor para a 3DS.

A dificuldade pode ser tema de contenção para alguns mas o jogo oferece várias opções para a ajustar, o que permite tornar a experiência mais aliciante a quem não seja fã de dificuldades punitivas. Para os que apreciam um certo nível de desafio, Da’at apresenta algumas das melhores missões opcionais da série, com o humor do costume e o peso das escolhas quando necessário.

Nahobino espera-te num dos melhores JRPG do ano, em exclusivo na Nintendo Switch.


Super Mario 3D World + Bowser’s Fury

Produtora: Nintendo
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 12 de fevereiro de 2021
Análise Starbit

Depois de ter passado ao lado de muitos devido às vendas da Wii U, Super Mario 3D World teve em 2021 uma nova oportunidade de mostrar a razão para ser visto como um dos melhores jogos de plataformas da era atual.

Se o seu magnífico desenho de níveis e componente multijogador seriam argumentos de destaque mais do que suficientes para justificar a sua presença entre os melhores jogos do ano na Switch, esta edição traz ainda o jogo Bowser’s Fury, uma abordagem nova e interessante a um jogo de plataformas em mundo aberto, cheio de boas ideias e que apenas peca por uma longevidade curta.


Tetris Effect: Connected

Produtora: Enhance
Editora: Enhance
Data de lançamento: 8 de outubro de 2021
Análise Starbit

Da mente do genial Tetsuya Mizuguchi, criador de Lumines e Child of Eden, Tetris Effect: Connected é a experiência máxima de Tetris, juntando música e visuais deslumbrantes à jogabilidade viciante do conhecidíssimo clássico intemporal.

Com o novo modo Journey para explorar todas as experiências audiovisuais, e ainda uma componente multijogador online robusta, Tetris Effect: Connected é a melhor versão de Tetris alguma vez feita. Uma recomendação fortíssima.


The Legend of Zelda: Skyward Sword HD

Produtora: Nintendo
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 16 de julho de 2021
Análise Starbit

Skyward Sword é um dos jogos menos consensuais da série Zelda.

O seu enredo forte que dotou a série de uma história de origem, a banda sonora magistral, e a direção artística que desafia as limitações da Wii são excelentes cartões de visita, mas uma jogabilidade que esteve longe de ser unânime entre o público acabou por deixar aquelas qualidades para segundo plano.

Volvida uma década, o jogo regressa com uma experiência melhorada em todos os sentidos, corrigindo as suas falhas originais e com melhorias significativas no que já era extraordinário. O resultado é não só um dos melhores jogos do ano mas uma experiência obrigatória para todos os apreciadores da série.

André Reis

O chicote que mantém a máquina a funcionar. Entusiasta pela indústria e com um gosto variado, mas com um especial amor por JRPG, nunca deixa escapar uma boa promoção e por consequência tem uma coleção maior do que alguma vez poderá ter tempo para a terminar.