AnálisesSwitch

Penko Park – Análise

O paralelismo que existe entre Penko Park e Pokémon Snap é impossível de ignorar, atuando quase como um sucessor espiritual que encarrega o jogador de explorar um parque de diversões abandonado. Sempre de câmara em punho, o objetivo passa por fotografar e catalogar todas as criaturas adoráveis que agora o habitam, o que revela os seus segredos e origens misteriosas.

O jogador não decide os seus movimentos, o percurso é feito de forma automática e apenas é exigido ao jogador que preste atenção ao que o rodeia, dado que é necessário tirar partido de todas oportunidades para fotografar cada criatura. A grande maioria apresenta diferentes disposições e poses consoante o momento em que são encontradas, sendo igualmente possível induzir comportamentos específicos através de ferramentas desbloqueáveis ao longo do percurso. O ciclo de jogabilidade pode acabar por se tornar repetitivo para quem não tenha um certo gosto por Pokémon Snap. Esta monotonia é quebrada em parte pela forma como cada uma das quatro áreas apresenta percursos diferentes que ficam disponíveis consoante os caminhos percorridos até então. Cada caminho novo oferece ao jogador a oportunidade de fotografar novas criaturas e descobrir novas pistas sobre o abandono do parque, o que torna o jogo muito menos repetitivo e motiva-nos mais para continuar.

Penko Park apresenta-se de forma muito peculiar, adotando uma direção artística que se situa entre o adorável e terrivelmente perturbador, claramente evocativo das produções de Tim Burton. Cada criatura apresenta um visual único e uma palete de cores que contribui para o ambiente transtornante presente ao longo do jogo. No entanto, Penko Park não pretende em qualquer momento ser um jogo de terror, e quanto mais tempo passado mais cativante toda a sua fauna e ambiente se tornam.

Não se trata de um jogo particularmente complexo ou longo, e o seu apelo de nicho implica que não vai ser capaz de convencer os jogadores que não saibam exatamente o que aqui está. Na perspetiva oposta, é uma ótima proposta para quem aprecia produções do género, seja pela jogabilidade, apresentação ou conceitos únicos. Trata-se de uma recomendação fácil para todos os fãs de Pokémon Snap.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
7 10 0 1
Penko Park é um jogo bizarro mas divertido, e capaz de satisfazer todos os fãs de Pokémon Snap. A sua apresentação única e jogabilidade divertida asseguram que a sua natureza repetitiva não afeta a experiência de forma negativa.
Penko Park é um jogo bizarro mas divertido, e capaz de satisfazer todos os fãs de Pokémon Snap. A sua apresentação única e jogabilidade divertida asseguram que a sua natureza repetitiva não afeta a experiência de forma negativa.
7/10
Total Score

Pontos positivos

  • Criaturas únicas
  • Ambiente bem conseguido
  • Jogabilidade divertida

Pontos negativos

  • Curto
  • Pouco desafiante

Diogo Caeiro

Insiste diariamente na superioridade da série Metroid Prime. Habitualmente ocupado a salvar o mundo de mais um deus irado, pausando ocasionalmente para redigir a sua próxima crónica.