Antevisõesgamescom 2023Switch

Gamescom 2023 – Prince of Persia: The Lost Crown

Mais de treze anos volvidos desde o último capítulo novo na série Prince of Persia (The Forgotten Sands, 2010), a série de ação e aventura da Ubisoft volta à ribalta – e a uma consola da Nintendo, o que criou expectativas elevadas, atendendo às filas bastante grandes em torno das quatro unidades disponíveis para experimentar The Lost Crown na Gamescom 2023. The Lost Crown é um jogo que se desenrola a duas dimensões com cenários desenhados a três dimensões, o que traz consigo uma jogabilidade mais reminiscente dos clássicos da série. O nosso protagonista não é um príncipe mas um herói de nome Sargon, que conta não só com habilidades no manejo de armas mas também com movimentos especiais, onde se inclui a manipulação do tempo para criar uma imagem sua num momento anterior, para situações mais complicadas onde precisamos de voltar alguns segundos atrás, e movimentos de impacto devastador – algo que vai ser muito necessário, atendendo a que estamos perante inimigos que não são pera doce, para não falar de um “boss” duríssimo sob a forma de uma terrível criatura mitológica persa conhecida como uma mantícora que concluiu a versão disponível na Gamescom 2023, e que exige um uso bastante bem pensado dos ataques mais poderosos da nossa personagem.

Além dos inimigos, que não devem ser subestimados, vamos também ter de usar a destreza dos saltos e da navegação entre plataformas, obstáculos hostis (como os inevitáveis picos) e barreiras dispostas de forma pouco conveniente ao longo de percursos que apontam na direção de um “metroidvania”, gerir munições (mais concretamente, flechas), e expandir os nossos itens, incluindo os que trazem as referidas habilidades adicionais. Prince of Persia: The Lost Crown chega à Nintendo Switch a 18 de janeiro de 2024 e até lá espera-se que os erros técnicos encontrados na demonstração disponível na Gamescom 2023 já tenham sido corrigidos, uma vez que em mais do que um momento foi preciso voltar ao último “checkpoint” para se poder continuar a jogar.

Foto: Ubisoft

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.