Antevisões

Viagem galáctica em Mario + Rabbids Sparks of Hope

O Starbit deslocou-se a Paris a convite da Ubisoft para experimentar em exclusivo o novo Mario + Rabbids Sparks of Hope. Explorámos alguns espaços restritos e realizámos alguns combates para partilhar com os nossos leitores o que nos espera neste novo capítulo de ação tática.

Não se tratando de uma versão final do jogo, podemos afirmar que a experiência foi extremamente positiva. A nossa exploração foi limitada a alguns espaços mas nas secções que vimos ficámos impressionados pela positiva com o nível de pormenor nas áreas exteriores e interiores. A apresentação dos níveis está muito cuidada e exibe cores vibrantes, enquanto o desenho dos níveis transmite uma ideia de mundo aberto e uma estrutura menos linear do que no primeiro jogo. As missões secundárias são mais um motivo à exploraração, onde se encontram moedas, acessórios e …. STARBITS.

Foi também possível aprender habilidades que nos permitem explorar o ambiente de forma mais abrangente e revisitar espaços já explorados. Durante a nossa sessão tivemos algum contacto com esta mecânica e estamos muito curiosos para perceber até que ponto vai ser explorada na versão final. O nível de dificuldade é ajustável mas o seu impacto sente-se apenas nas sequências de combate. Se isto torna os confrontos mais acessíveis a jogadores menos experientes, a exploração e os “puzzles” mantêm a mesma exigência. Estas duas componentes são desafiantes e tornam a exploração mais interessante mas um público menos versado pode perder o rumo algumas vezes. O ambiente visual é muitíssimo cativante e está ao nível do melhor que a Nintendo Switch tem para oferecer, as animações são fluidas e existe uma enorme variedade de elementos interativos, adversários, e personagens secundárias cheias de carisma.

O enredo pelo pouco que nos foi revelado tem mais peso em relação ao primeiro jogo e é explorado através de sequências cinemáticas e alguns diálogos, sempre com muito humor à mistura. A presença da língua portuguesa entre os idiomas disponíveis torna o jogo mais acessível ao nosso público, o que é digno de destaque embora a tradução de alguns nomes nem sempre seja consensual. Além do regresso das nossas personagens favoritas temos ainda o contributo de novos protagonistas, como Rabbid Rosalina e a grande novidade EDGE.

Embora esta seja a estreia de Edge nota-se que é uma personagem cheia de carisma e assume desde logo bastante protagonismo, temos a certeza que vai entrar rapidamente no elenco das personagens mais icónicas da Ubisoft. As personagens seguem um padrão clássico de RPG onde ganham experiência com os combates e sobem de nível. Estas personagens não se encontram disponíveis numa fase inicial e são desbloqueadas posteriormente, o que sugere um elenco crescente, aumentando os nossos recursos a nível de combate e estratégia. Desde a data da nossa visita a personagem Rayman já foi anunciada como DLC, o que antevê um elenco vasto e variado, cobrindo o legado da Nintendo e Ubisoft.

A banda sonora é um dos pontos altos e foi uma enorme surpresa. Desde as vocalizações habituais das personagens às composições, trata-se de uma banda sonora variada e memorável que confere um grau de imersividade às sessões de exploração e de combate. Sem dúvida um jogo em que vale a pena dar uso aos nossos auscultadores.

O grande protagonista é o combate e vamos ter um vídeo próprio para o dar a conhecer. Estejam atentos a estas e a outras novidades em starbit.pt.

Sérgio Mota

Após passar grande parte da sua infância em Hyrule e no Mushroom Kingdom dedica-se agora a explorar o vasto universo digital que o rodeia. Embora seja entusiasta de novos títulos é possível encontrá-lo frequentemente a revisitar os clássicos.