Antevisõesgamescom 2022

Gamescom 2022 – Smurfs Kart

Os Estrumpfes são um dos grandes ícones da banda desenhada belga e volvidos sessenta e quatro anos desde a sua estreia no papel, os pequenos seres azuis continuam a ser facilmente reconhecidos e apreciados por pessoas de todas as gerações. Smurfs Kart tem um nome que não deixa qualquer dúvida sobre o que é, e o jogo desenvolvido pela Eden Games (estúdio com experiência em jogos de corridas) que vai chegar até nós pela Microids parece cumprir com o que se espera de um jogo de corridas de karts que tem os Estrumpfes como protagonistas.

A inspiração na série Mario Kart já nem é um tema a referir. A série da Nintendo foi de tal forma influente no crescimento deste sub-género de jogos de corridas que seria repetitivo (e até injusto) comparar este Smurfs Kart ao Mario Kart mais recente – tomemo-lo antes como referência, e pelo que foi possível experimentar na Gamescom 2022, Smurfs Kart preenche muitas das casas que nos habituámos a esperar em jogos de corridas de karts. De jogabilidade simples e acessível, Smurfs Kart propõe os convencionais Grandes Prémios com uma competição por pontos, Contra-Relógio, e corridas livres, permitindo-nos escolher entre doze pilotos do mundo dos Estrumpfes e onde cada kart tem um poder especial – sem sabermos se a versão final não contará com pilotos que se possam desbloquear, uma vez que a Microids promete bónus especiais ao concluir as corridas.

Três taças com quatro pistas cada uma (mais uma vez, não se exclui a possibilidade de haver mais na versão final) em locais retirados do mundo dos Estrumpfes, com obstáculos, atalhos e objetos que se podem usar como armas, proteções ou aceleradores, e parece que temos tudo o que faz falta a um jogo de corridas de karts. Como extra, o jogo propõe dois modos – um intitulado “Fun”, que se destina a jogadores com menos experiência ou à procura de algo menos frenético, e “Hyperspeed”. Pelo que foi possível observar, a diferença reside sobretudo na velocidade. A jogabilidade corre sem percalços – não é demasiado punitiva, o que faz da experiência algo bem ajustado para recém-chegados ou jogadores à procura de dar umas voltinhas – as pistas são suficientemente preenchidas e bem desenhadas, sem momentos aborrecidos ou demasiado repetitivos, e a utilização dos itens encontra-se bem implementada. Embora de aspeto relativamente simples, as pistas são chamativas, extremamente coloridas e mantêm-nos interessados até ao fim da corrida.

Como não podia deixar de ser (nem cumpriria os mínimos olímpicos se assim não fosse), Smurfs Kart tem uma componente multijogador. Se a versão disponibilizada na Gamescom 2022 inclui até quatro jogadores a nível local em ecrã dividido, não foi possível apurar como vai ser implementada na versão final e se vai contar com multijogador online ou não. Sendo um jogo simples e acessível, só teria a ganhar com uma maior variedade de modalidades multijogador, mas vamos ter de esperar para saber mais.

Sem data específica de lançamento, Smurfs Kart deverá chegar à Nintendo Switch em novembro de 2022.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.