AnálisesSwitch

Super Soccer Blast: America vs Europe – Análise

A realização do EURO 2020, atrasado um ano por causa da já longa pandemia, trouxe a habitual avalanche de futebol para o espaço mediático. Aproveitando o momento, a Unfinished Pixel produziu (e publicou) Super Soccer Blast: America vs Europe, uma nova entrada na habitual abordagem mais “arcade” daquele estúdio.

Mantendo as bases de Super Soccer Blast, o jogo anterior do estúdio catalão lançado em 2020, Super Soccer Blast: America vs Europe tem um espírito abertamente “arcade” e aborda o desporto-rei de uma forma leve e acessível. O realismo é ignorado, não se espere a profundidade de opções técnico-táticas de um PES ou FIFA. O licenciamento de equipas é igualmente uma miragem, incluindo um ambiente visual completamente estilizado que remete para a década de 1990 com um aspeto “cartoon”.

Dividido entre clubes e seleções, embora com um leque limitado de escolhas, o jogo assume uma certa liberdade criativa ao inventar nomes de equipas e jogadores. Por exemplo, em vez do Manchester City há um clube esteticamente semelhante com outro nome, o Sport City. Além da seleção portuguesa, no que toca a clubes portugueses apenas o FC Porto está disponível. Mera coincidência, ou talvez não, o número 7 de Portugal chama-se Cris Roncero… Além disso, há a hipótese de personalizar equipas à parte, com números de jogadores, equipamentos e emblema.

Estão disponíveis vários torneios fictícios, incluindo Euro Nations, Copa Cup, América x Europa e até mesmo a Super League. Nenhum deles é uma experiência em grande profundidade ou tem elementos exclusivos, a única diferença substancial resume-se às equipas participantes. Além destes torneios, pode-se arrancar numa partida rápida com qualquer equipa à escolha ou criar um torneio próprio. Contudo e tal como acontecia com o jogo anterior, as opções para até quatro jogadores limitam-se ao multijogador local.

Dentro de campo, que acaba por ser o fator diferenciador deste género de jogos, o sentimento é variável. Os controlos são simples e a jogabilidade é eficaz, com um curva de aprendizagem reduzida. Atraente para jogos rápidos e descomplicados, não se perde tempo em alterações táticas, com garantia de muito jogo ofensivo e recheado de golos. As regras do futebol são aqui minimizadas. Sim, há faltas, mas cartões nem vê-los e foras de jogo também são ignorados. Infelizmente esses elementos positivos são manchados por uma IA errática e alguns problemas de fluidez. 

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
6 10 0 1
Uma proposta barata e acessível que volta a descomplicar o futebol. Mesmo com problemas no relvado, nomeadamente a IA, é uma opção interessante para quem procura sessões curtas e eficazes do desporto-rei.
Uma proposta barata e acessível que volta a descomplicar o futebol. Mesmo com problemas no relvado, nomeadamente a IA, é uma opção interessante para quem procura sessões curtas e eficazes do desporto-rei.
6/10
Total Score

Pontos positivos

  • Futebol descomprometido
  • Bom para sessões curtas ou com amigos

Pontos negativos

  • Problemas com a inteligência artificial
  • Leque reduzido de equipas e modos de jogo
  • Outra vez sem vertente online

Nuno Nêveda

Calorias, nutrientes e Nintendo. Três palavras que definem o maior fã de F-Zero cá do sítio. Adepto de hábitos alimentares saudáveis, quando não anda atrás de uma balança, costuma estar ocupado com as notícias mais prementes e as análises mais exigentes.