AntevisõesGamescom 2025SwitchSwitch 2

Gamescom 2025 – Hollow Knight: Silksong

Nem só de produções próprias da Nintendo vivem as expectativas elevadas de quem tem uma Switch e uma Switch 2 – felizmente para todos nós. Hollow Knight: Silksong, sequela do magistral Hollow Knight, foi anunciado em 2019 na defunta E3, e teve direito a uma curtíssima demo. Desde então, muito pouco se soube sobre esta produção da Team Cherry, para grande desespero dos fãs que já começavam a perder a esperança, até ao anúncio da sua presença na Gamescom 2025 com uma demo jogável, onde se incluiu uma demo jogável para a Nintendo Switch 2.

Se o Hollow Knight original é um dos maiores nomes dos jogos “Metroidvania”, esta sequela mantém intactos os elementos nucleares da jogabilidade do seu predecessor, mas acrescenta-lhe algumas novidades que vão além da estética ou do estilo. Silksong conta com mais missões secundárias, agora mais formalizadas graças a um registo próprio dentro do jogo que vamos conhecer à medida que lemos inscrições deixadas pelos níveis (algo que nesta versão só se encontra visível a um nível muito superficial). Outra das diferenças é a dimensão: Silksong é muito grande, de acordo com os seus responsáveis conta com mais de 150 inimigos e um novo nível de dificuldade. Os ataques de Hornet também incluem movimentos diagonais, que vão ser bastante eficientes quando enfrentarmos os inimigos, que aqui são mais agressivos em relação ao original. A seda a que o título se refere está presente num novo ataque fortíssimo mas limitado pelos nossos recursos e que nos deixa vulneráveis. É algo que vamos usar várias vezes, já que aqui é fundamental eliminar os inimigos o mais depressa possível.

A demo disponível na Gamescom 2025 não permitia apurar todas as nuances e diferenças em relação ao original, mas nota-se que estamos perante uma obra mais ambiciosa no que ao combate diz respeito – sobretudo o “boss” encontrado, que é muito exigente, e os inimigos parecem ser agora mais duros e persistentes. Em relação a tudo o que funcionava bem no Hollow Knight original, não há nada a temer: a receita de jogo de ação 2D/”Metroidvania” é a mesma e a fórmula não mudou. O que mudou são alguns elementos, à partida pequenos mas que podem fazer uma grande diferença para os veteranos do original. Talvez ainda mais surpreendente foi a forma inusitada com que a data de lançamento de Hollow Knight: Silksong foi anunciada, durante a semana da Gamescom 2025: Silksong chega à Nintendo Switch 2 e à Nintendo Switch no próximo dia 4 de setembro. Depois de anos de espera e de antecipação até parece difícil de acreditar, mas é verdade.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.

Subscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Ver todos os comentários