Gamescom 2024 – Drova – Forsaken Kin
Drova – Forsaken Kin é um RPG de ação em 2D que utiliza uma direção artística ‘pixel art’ e elementos originários da mitologia céltica. Drova coloca o jogador num mundo aberto onde escolhemos o nosso percurso e quais os inimigos a enfrentar, e apresenta um nível de desafio bastante exigente. A versão disponível na Gamescom 2024 permitiu explorar um início de jogo prometedor no que diz respeito ao desenvolvimento e capacidades para aprender novas técnicas. Se o espaço bastante amplo nos menus sugere alguma coisa, é que em Drova vamos ter muito que fazer a nível de equipamento, armas, habilidades e outras capacidades para influenciar o desenvolvimento do enredo – que se situa, para quem quiser saber, num mundo pós-apocalíptico onde o nosso protagonista foi parar sem saber muito bem como.
Em ação, Drova mostrou um bom ritmo, animação fluida e equilíbrio entre diálogos e combates, embora entre estes últimos apenas tenha sido possível conhecer inimigos comuns. No que diz respeito aos controlos, a quantidade de comandos possíveis e a atribuição de armas e objetos em números significativos significam que talvez fosse boa ideia simplificar o seu mapeamento para algo mais rápido, já que é possível perdermo-nos entre os comandos necessários e acabarmos por não selecionar a arma ou o objeto correto para aquele momento. Drova – Forsaken Kin vem do estúdio alemão Just2D Interactive e estará disponível na Nintendo Switch até ao final do ano de 2024, embora ainda não tenha data de saída definida, apenas que terá lugar durante os últimos três meses do ano.
Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.