Artigos

Melhores jogos de 2023

O ano de 2023 desdobrou-se numa jornada repleta de reviravoltas e lançamentos notáveis. Desde cativantes jogos “indie” até imponentes produções AAA, a diversidade de títulos de alta qualidade proporcionou uma experiência rica e cheia de surpresas positivas para a Nintendo Switch. Nesta seleção, apresentamos os 10 prediletos do ano, os jogos que a equipa do Starbit avaliou como os lançamentos mais relevantes em 2023 para a consola da Nintendo.


Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon

Produtora: PlatinumGames
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 17 de março de 2023

Em 2023 os fãs de Bayonetta foram presenteados com uma surpresa encantadora após a conclusão da trilogia, sob a forma de Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon. Este novo capítulo não só encerra a série com chave de ouro mas também se destaca como uma reviravolta notável ao deixar para trás a jogabilidade “hack and slash”. O jogo coloca-nos na floresta mágica de Avalon e mergulha-nos numa experiência cativante. Em Bayonetta Origins somos conduzidos pela protagonista, Cereza, ao longo de um enredo que explora os seus primeiros passos no mundo da bruxaria. Este enredo envolvente não só acrescenta profundidade à personagem mas também oferece uma experiência única que vai além das expectativas dos fãs. Visualmente deslumbrante, o jogo transporta-nos para um cenário de conto de fadas, mantendo o tom sombrio que se tornou emblemático na série. A jogabilidade aliciante e a banda sonora cativante elevam a experiência proporcionada por Bayonetta Origins a um nível ainda mais alto. Combinando elementos conhecidos com inovações notáveis, o jogo torna-se uma jornada obrigatória tanto para os fiéis da série como para novos jogadores que desejam explorar este universo encantado.


Blasphemous 2

Produtora: The Game Kitchen
Editora: Team17
Data de lançamento: 24 de agosto de 2023

A penitência nunca acaba… Blasphemous 2 mantém o estilo sombrio e macabro do seu antecessor, ao mesmo tempo que aprofunda o combate e aprimora a jogabilidade. Implcável, Blasphemous 2 proporciona novas formas de jogar, com a capacidade de personalizar e melhorar as habilidades básicas, além de várias armas novas e exclusivas para oferecer ataques destruidores contra os inimigos. Existem hordas de inimigos monstruosos para enfrentar, bosses perversos que irão pôr à prova as habilidades de qualquer jogador.


Metroid Prime Remastered

Produtora: Retro Studios
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 8 de fevereiro de 2023

Uma das melhores produções da Nintendo ficou ainda melhor este ano, graças a uma atualização que melhorou a experiência original em todos os seus aspetos. O novo esquema de controlos com o uso de dois analógicos foi implementado de forma perfeita, e o tratamento dado ao seu ambiente visual sobressai de forma belíssima, colocando esta versão de Metroid Prime entre as produções mais vistosas que a Switch tem para oferecer. Tudo isto por um preço reduzido face à concorrência. Metroid Prime Remastered é a prova de que jogos de gerações passadas ainda têm muito para oferecer quando tratados por produtoras que estejam à altura do desafio.


Octopath Traveler II

Produtora: Square Enix
Editora: Square Enix
Data de lançamento: 24 de fevereiro de 2023

Octopath Traveler II, um dos melhores RPGs do ano que parece ter sido esquecido pela maioria. Uma sequela que não só melhora em todos os aspetos em relação ao seu predecessor, como consegue superá-lo graças a um elenco memorável, um enredo fantástico, e um combate muito bem implementado. Um dos jogos mais fortes do ano, e que merece ser mais conhecido, mas olhando em retrospetiva para 2023 talvez se entenda porque passou ao lado de muitos. A Team Asano tem estado por trás de jogos cada vez mais emblemáticos e este não é exceção. Um RPG obrigatório para fãs das obras da Square-Enix, e também para fãs de um bom combate por turnos, mas acima de tudo para fãs de jogos com muito para oferecer e excelente qualidade de escrita.


Pikmin 4

Produtora: Nintendo
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 21 de julho de 2023

Volvida uma década desde o terceiro jogo, Pikmin 4 chega finalmente às mãos dos jogadores numa nova aventura que se destaca principalmente pela quantidade de novas possibilidades de jogabilidade face à formula dos seus antecessores. A adição de Oatchi, o nosso companheiro canino, é muito bem-vinda, possibilitando a travessia rápida ao longo de cada cenário, enquanto a resolução de “puzzles”, mais ambiciosos na escala e na forma como podem ser abordados, é outro dos pilares desta quarto capítulo da série. Mais acessível que nunca, Pikmin 4 é o exemplo perfeito de como pegar numa série com bastante legado, e introduzir-lhe elementos novos com sucesso sem alterar a sua identidade e o reconhcimento dos fãs que a acompanham desde o início.


Sea of Stars

Produtora: Sabotage Studio
Editora: Sabotage Studio
Data de lançamento: 29 de agosto de 2023

Sea of Stars é a proposta mais recente da Sabotage, produtora orientada para a criação de experiências modernas com base em clássicos das eras de 8 e 16-bit. Após o sucesso de The Messenger, a sua segunda produção não desiludiu, optando desta vez por seguir as convenções de um JRPG inspirado por clássicos de outrora, onde Chrono Trigger se destaca particularmente. Não é uma revolução, mas implementa de forma sublime tudo o que deve ser um JRPG, graças a um sistema de combate divertido e a um estilo visual “pixel art” que a maioria dos seus contemporâneos não consegue emular da mesma forma. É uma excelente representação do que um JRPG quer ser, servindo como uma ótima introdução para quem ainda não se aventurou numa produção destas.


Star Ocean: The Second Story R

Produtora: Square Enix
Editora: Square Enix
Data de lançamento: 2 de novembro de 2023

A Square-Enix teve altos e baixos em 2023 mas apresentou um catálogo excelente de jogos AA, especialmente com este “remake” de Star Ocean: The Second Story, uma recriação fiel e extremamente bem conseguida do melhor jogo da série Star Ocean. O jogo da PlayStation original já tinha sido alvo de um “remaster” em 2008, mas esta é uma reinvenção completa de The Second Story com tudo novo, incluindo algum conteúdo adicional. Second Story tem a história mais forte da série Star Ocean, e permite escolher entre dois protagonistas. Esta escolha influencia a nossa perspetiva ao longo do desenrolar da história. Enquanto Octopath Traveler II apresenta uma história de fantasia, Star Ocean: The Second Story R assume a forma de uma fantástica novela espacial, e é certamente um dos pontos altos do ano ao lado de muitos outros jogos de qualidade.


Super Mario Bros. Wonder

Produtora: Nintendo
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 20 de outubro de 2023

O regresso de Mario aos jogos de plataformas 2D não podia ter corrido de melhor maneira. Graças a um desenho de níveis magistral e a mecânicas de jogabilidade capazes de nos agarrar do início ao fim, com desafios que vão do acessível ao duro e uma experiência fluida como qualquer Mario que se preze exige, Super Mario Bros. Wonder é um jogo que encaixa perfeitamente no catálogo da Nintendo Switch e de todos os fãs de jogos de plataformas, dos seguidores de longa data aos recém-chegados. Uma maravilha de Mario, que faz muitíssimo bem o que os outros já faziam, e que é capaz de fazer coisas novas com a fórmula que todos conhecemos.


Super Mario RPG

Produtora: ArtePiazza
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 17 de novembro de 2023

Se um “remake” de uma pérola vinda da era 16-bit não pretende revolucionar as convenções, a verdade é que este Super Mario RPG acerta em tudo o que faz. Capaz de preservar as características do original mas com uns toques necessários e muito bem implementados para o ambientar à nossa era, Super Mario RPG apresenta ainda um ambiente visual lindíssimo de se ver e uma banda sonora de se lhe tirar o chapéu, com os temas originais regravados ao mesmo tempo que nos permite a qualquer momento ouvir a banda sonora original para SNES. A junção entre um JRPG com a mestria da Square e o universo Super Mario resultou muitíssimo bem no original, e este “remake” faz-lhe uma justíssima homenagem que merece figurar na coleção dos jogadores de Nintendo Switch, sejam fãs do jogo original ou tenham acabado de o conhecer.


The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom

Produtora: Nintendo
Editora: Nintendo
Data de lançamento: 28 de outubro de 2022

A tão aguardada sequela de Breath of the Wild não só correspondeu como ultrapassou as expectativas, e tornou-se um marco não apenas no catálogo da Nintendo Switch mas para a indústria de videojogos como um todo. A jogabilidade mantém os elementos que fizeram do seu antecessor um ponto de viragem para a série Zelda, enquanto inovações como a tecnologia Zonai e a fusão de objetos vieram alargar significativamente as nossas opções e contribuir para proporcionar uma experiência única e memorável. A expansão colossal do mapa e o enredo profundo de Tears of the Kingdom conferem-lhe uma longevidade muito bem-vinda. Os santuários, repletos de desafios envolventes, e a introdução de novos locais em Hyrule, como ilhas flutuantes e profundezas mergulhadas nas trevas, elevam a experiência a níveis ainda mais altos, consolidando o jogo como uma obra-prima que respeita as convenções da série ao mesmo tempo que explora novas fronteiras de forma ambiciosa e corajosa. Tears of the Kingdom não só é mais um elo que perpetua a excelência da série Zelda, como ainda redefine o padrão para o que é possível fazer no mundo dos videojogos.

André Reis

O chicote que mantém a máquina a funcionar. Entusiasta pela indústria e com um gosto variado, mas com um especial amor por JRPG, nunca deixa escapar uma boa promoção e por consequência tem uma coleção maior do que alguma vez poderá ter tempo para a terminar.