AnálisesSwitch

EA Sports FC 24 – Análise

Os jogos da EA Sports nas plataformas Nintendo têm seguido um caminho sinuoso e foram alvo de inúmeras críticas devido às suas propostas limitadas e longe do que a concorrência oferece. A estreia de FIFA na Nintendo Switch em 2017 trouxe-nos um jogo minimamente interessante mas baseado no antigo motor Ignite. A partir desse momento, a gigante norte-americana limitou-se a atualizar plantéis com as infames Legacy Edition.  No entanto, FIFA como simulador de futebol faz agora parte do passado. Um desacordo entre a EA Sports e a FIFA levou a uma mudança significativa numa série com três décadas de vida. Agora chama-se EA Sports FC e a edição 24 é também um passo na direção certa para os jogadores de Nintendo Switch. Finalmente há um investimento sério numa versão para a consola da Nintendo, que faz a transição para Frostbite e a coloca a par das restantes versões (neste caso, PS4 e Xbox One).

Para os conhecedores, a mudança de nome não trouxe nenhuma revolução. Há novidades, mas a base é a mesma. Para os que apenas tinham acesso às versões disponibilizadas na Nintendo Switch, o conteúdo é impressionante, e chega mesmo a ser esmagador. Um dos méritos de EA Sports FC 24 é precisamente ter escolhas para todos os gostos. Há uma variedade de modos “online” e “offline”, desde o “Kick Off” com múltiplas opções à escolha, até ao Modo Carreira (dividido em carreira de treinador e carreira de jogador). Há ainda a estreia na Nintendo Switch do Volta, uma das maiores adições aos jogos de futebol da EA nos últimos anos, em que se cria um jogador e se participa em jogos e torneios de futebol de rua, num estilo mais simples e “arcade” e com ênfase nas fintas e na personalização do nosso jogador. Em estreia absoluta temos também os “Pro Clubs”, que permitem que grupos de amigos se juntem com os seus jogadores e compitam “online” na mesma equipa. São sem dúvida dois modos que trazem muito valor à experiência, mas que dependem da capacidade de se gerar uma comunidade “online” na Nintendo Switch.

Contudo, o grande destaque de EA Sports FC 24 é, como não podia deixar de ser, o “Ultimate Team”. Embora não seja novidade na Switch, pela primeira vez encontra-se aqui todo o conteúdo e todas as adições das outra consolas. Momentos, “Squad Battles”, “Rivals”, “Champions”, Desafios de Construção de Plantel, está tudo aqui presente, e conta ainda com as Evoluções e as jogadoras femininas em FUT 24. As evoluções permitem pegar em cartas e sob determinadas condições, desenvolvê-las para atingir um patamar superior e assim fortalecer o nosso conjunto. O “Ultimate Team” por si só é um mundo que absorve horas e horas da vida de um jogador, e depende de uma participação consistente para se aproveitar plenamente, o que requer muitas sessões semanais para garantir cartas competitivas. A alternativa é gastar dinheiro nas inúmeras microtransações que povoam este modo, e isto acaba por ser um problema: a EA Sports criou um modo de jogo viciante cheio de microtransações que não sendo obrigatórias, condicionam o jogo e até a jogabilidade.

Dentro de campo os resultados da estreia de nova aparição do Frostbite (a segunda) na Switch são positivos. Visualmente e mesmo sem a riqueza estética de outras versões, é competente e consegue exibir uma resolução de 1080p num ecrã de televisão e de 720p no ecrã da Switch. Mesmo com algumas falhas, as animações são realistas e contribuem para uma experiência satisfatória. No entanto há uma ressalva a fazer: a jogabilidade de EA Sports FC 24 pode ser dividida em duas vertentes. Nos modos “offline” e com as opções de personalização, pode-se criar uma experiência mais ou menos rápida e mais ou menos automatizada. Já no modo “online”, essa personalização é limitada, e o jogo tende a levar-nos para uma vertigem de golo, com uma importância demasiado grande atribuída à velocidade e agilidade dos jogadores. Já a passagem de 60 fps (que as Legacy Edition apresentavam) para 30 fps condiciona esta versão e pode afastar alguns interessados devido aos limites de fluidez. Outra limitação é a falta de “crossplay”, ou seja, os jogadores da Nintendo Switch só podem jogar contra outros utlizadores da mesma consola, ao contrário do que acontece na PlayStation 4 e Xbox One.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
7 10 0 1
EA Sports FC 24 é um marco, tardio, para os utilizadores da Nintendo Switch. Finalmente têm acesso a uma versão completa e atual do maior simulador de futebol do mundo. Não é perfeito, ainda não está completamente ao nível das outras versões, sobretudo na fluidez, mas o pacote é tudo o que se poderia pedir para um primeiro esforço. Esperemos que seja o princípio de um futuro risonho de jogos da EA Sports nas consolas da Nintendo.
EA Sports FC 24 é um marco, tardio, para os utilizadores da Nintendo Switch. Finalmente têm acesso a uma versão completa e atual do maior simulador de futebol do mundo. Não é perfeito, ainda não está completamente ao nível das outras versões, sobretudo na fluidez, mas o pacote é tudo o que se poderia pedir para um primeiro esforço. Esperemos que seja o princípio de um futuro risonho de jogos da EA Sports nas consolas da Nintendo.
7/10
Total Score

Pontos positivos

  • Modos e mais modos de jogo
  • "Ultimate Team" muito viciante
  • Jogabilidade competente

Pontos negativos

  • As malditas microtransações
  • Corre a 30 fps
  • Sem "crossplay"

Nuno Nêveda

Calorias, nutrientes e Nintendo. Três palavras que definem o maior fã de F-Zero cá do sítio. Adepto de hábitos alimentares saudáveis, quando não anda atrás de uma balança, costuma estar ocupado com as notícias mais prementes e as análises mais exigentes.