Opiniões

Já vimos o novo filme de Super Mario Bros.

Volvidos mais de 35 anos desde o jogo original, a série Super Mario Bros. recebe o seu primeiro filme animado, com direito a um elenco de vozes conhecidíssimo e uma dobragem portuguesa de qualidade. O Starbit foi convidado para assistir a uma exibição do filme da Illumination em colaboração com a Nintendo, e que estreia mundialmente esta quarta-feira, dia 5 de abril.

Produzido por Chris Meledandri e Shigeru Miyamoto, nota-se uma atenção ao pormenor riquíssima e minuciosa em todas as partes desta produção, desde a caracterização das personagens principais à de todo o elenco (que por sua vez é enorme), e aos elementos com inúmeras referências aos vários jogos que durante décadas levaram o nome da série Super Mario Bros. Devo confessar que ao longo da hora e meia de exibição estive com um sorriso de orelha a orelha durante a maioria do tempo, tal não é o nível de dedicação patente nesta obra que celebra o melhor que a série tem para oferecer, desde o Reino do Cogumelo ao castelo de Bowser, aos Koopas e até à selva de Donkey Kong, e que impressiona mesmo quem não é um seguidor acérrimo do universo Mario.

O enredo é relativamente simples, como não podia deixar de ser para Mario, mas bastante divertida. Mario e Luigi são dois irmãos de uma família numerosa de Brooklyn e acabaram de criar o seu próprio negócio de canalizadores, quando se veem transportados para o Reino do Cogumelo. Separado de Luigi, Mario quer a todo o custo encontrar o seu irmão, que foi parar às terras assustadoras onde Bowser reina no seu castelo e em posse da Super Estrela. É uma aventura com uma viagem curta mas cheia de acontecimentos, com paisagens repletas de cenários familiares que além de atravessar os jogos da série principal, tocam também em muitas referências adjacentes. A única crítica a apontar seria dirigida à personagem da Princesa Peach, mais concretamente à sua caracterização que se afasta um pouco da personagem original, embora não prejudique de todo a experiência.

Para os fãs que cresceram com Mario desde o seu início e que acompanham a série há décadas, e para os fãs mais recentes que adoraram Super Mario Odyssey, Super Mario Bros.: O Filme é uma adaptação fantástica e muitíssimo merecedora de uma ida ao cinema.

André Reis

O chicote que mantém a máquina a funcionar. Entusiasta pela indústria e com um gosto variado, mas com um especial amor por JRPG, nunca deixa escapar uma boa promoção e por consequência tem uma coleção maior do que alguma vez poderá ter tempo para a terminar.