AnálisesSwitch

Metroid Prime Remastered – Análise

Já lá vão dois anos desde que Metroid Dread levou ao ressurgimento da popularidade (e das vendas) da série Metroid, vista por muitos como um pouco esquecida. Desde então a Nintendo alargou o acesso aos clássicos da série através do serviço Nintendo Switch Online, além de ter mantido o interesse no vindouro Metroid Prime 4. Neste panorama otimista não poderia faltar o jogo que deu origem à transição do 2D convencional para uma experiência a três dimensões na primeira pessoa.

Desde a sua estreia há mais de vinte anos na GameCube que Metroid Prime se consolidou como um dos jogos de peso daquela consola e como um dos jogos mais elogiados e apreciados de sempre pelos seus jogadores. Este Metroid Prime Remastered é pertinente, pois para lá do sentido de oportunidade do quarto capítulo, temos aqui também uma atualização dos controlos de movimento face às expectativas atuais de um FPS. O jogo desenrola-se algures entre os dois primeiros capítulos da série, quando Samus, após detetar um sinal misterioso numa nave dos Space Pirates em órbita do planeta Tallon IV, se vê diante de alguns inimigos que achava ter vencido na aventura anterior. Samus aterra naquele mundo despojada da maior parte dos seus objetos e habilidades, perdidos ou inoperacionais após o seu último confronto, e vai ter de descobrir, explorar e enfrentar os perigos e mistérios do planeta nas suas profundezas e desbravar a sua história passada. A mecânica de progressão fiel aos jogos anteriores casa perfeitamente com as convenções de um FPS, seja na movimentação, seja na forma com que interagimos com o mundo à nossa volta.

Num primeiro olhar sobre este Remastered sobressai o trabalho primoroso feito no ambiente visual do jogo, a fauna e as características geológicas destacam-se imensamente e são de encher os olhos. Dentro dos limites do hardware nota-se um esforço claríssimo no sentido de embelezar um jogo de há três gerações. Metroid Prime Remastered destaca-se visualmente mesmo dentro do catálogo da Nintendo Switch e comparado a outros jogos de peso como Luigi’s Mansion 3 (2019) e The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017), da qualidade e pormenor das texturas aos efeitos de luz dos espaços mais escuros e nas zonas aquáticas. Este belíssimo trabalho visual é apoiado por uma banda sonora magistral que imprime um espírito de aventura e mistério espacial que só a série Metroid é capaz de criar.

A jogabilidade e a forma como se encontra estruturada continua a ser o maior argumento de destaque. Em relação aos seus predecessores, a perspetiva na primeira pessoa permite-nos absorver muito mais nas salas e câmaras de Tallon IV como nunca outrora tinha acontecido. Encontramo-nos num mundo hostil, onde tudo e todos nos querem impedir de descobrir os seus segredos. Contamos apenas com a ajuda de um leitor de dados que nos permite conhecer melhor os nossos inimigos com as suas respetivas características e (sobretudo) fraquezas, bem como a mitologia da civilização antiga que habitou Tallon IV. Não há praticamente nada que lhe escape, e é com este objeto que os jogadores mais interessados no enredo vão tirar mais proveito da experiência. É uma componente tão importante como o próprio combate com os inimigos. Por falar nele, e tendo em conta que fomos privados dos itens habituais de Samus, temos de sobreviver e aventurar-nos apenas com o nosso “blaster”. À medida que avançamos desbloqueamos novos elementos, como gelo ou fogo, bem como a capacidade de disparar projéteis de curto alcance. Todos estes elementos são facultativos, pelo que jogadores mais aventureiros que procurem uma experiência mais difícil podem desbravar o seu caminho com o mínimo essencial que o jogo nos concede.

Metroid Prime é um jogo que nos dá poucas indicações sobre como chegar ao nosso objetivo, além de um ou outro ponto no mapa, e como não podia deixar de ser, essa vertente também se encontra presente neste Remastered. É possivelmente um dos fatores mais importantes na atração que a série Metroid exerce: a experiência e a liberdade de descobrirmos o percurso de maneira que quisermos, algo que poucos jogos conseguem replicar com a mesma naturalidade. A quantidade de canais de acesso interligados já facilita bastante no regresso a pontos anteriores que teremos de realizar, algo conhecido como “backtracking” e que faz parte da imagem de marca da série Metroid. Os controlos, que aqui se encontram adaptados aos de um FPS moderno, também ajudam bastante: agora podemos movimentar Samus e a câmara em simultâneo sem necessitar de pressionar o botão L, como acontecia no original. Além de uma série de outras opções de controlo, que juntam maneiras de jogar que vão desde o esquema original ao da trilogia para a Wii.

Embora a experiência seja um pouco curta em duração, é rica em atividades e sem nunca nos entediar. Além de o combate ser empolgante, particularmente com as melhorias que recebemos mais perto do final do jogo, os “puzzles” são também outro elemento de desafio inesgotável, embora talvez devessem marcar mais presença ao longo do jogo. O que falta aqui, e que pode parecer um contrassenso face ao que já foi dito sobre a liberdade que o jogo nos concede, é a falta de informação que nos é dada na última secção do jogo. Após termos percorrido uma série de locais e destruído os inimigos mais poderosos, é-nos dada a missão de apanhar doze artefactos escondidos para acedermos ao último “boss”. Alguns destes artefactos são fáceis de apanhar, outros são demasiado difíceis, enquanto alguns são mesmo impossíveis de obter sem ajuda externa, o que retira ao jogo uma pequena parte do seu espírito de exploração.

Seja como for, se Metroid Prime já era um jogo mais do que obrigatório na GameCube, esta presença melhorada na Nintendo Switch eleva-o ao patamar dos melhores entre os melhores desta consola. Importante será também contextualizar a sua chegada: numa altura em que se especulava sobre o seu lançamento, acabou por ficar disponível pouco depois de uma Nintendo Direct. O trabalho aqui presente é digno do nome Remastered e o preço é mais do que convidativo para qualquer carteira, contrastando com os preços habituais. Tudo isto somado ao valor que o jogo original já trazia consigo reforça ainda mais esta conclusão final: Metroid Prime Remastered é um jogo obrigatório.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
9 10 0 1
Com o aproximar do fecho de ciclo da Nintendo Switch, o primeiro jogo da série Metroid Prime é-nos presenteado numa obra melhorada, desde o ambiente visual aos controlos, e com um preço tentador para todos. Assim Metroid Prime Remastered demonstra que o poder dos pesos pesados dos clássicos da Nintendo ainda pode maravilhar, tanto para os que querem recordar o original como para os estreantes, naquele que é um jogo indispensável em qualquer coleção da Nintendo Switch.
Com o aproximar do fecho de ciclo da Nintendo Switch, o primeiro jogo da série Metroid Prime é-nos presenteado numa obra melhorada, desde o ambiente visual aos controlos, e com um preço tentador para todos. Assim Metroid Prime Remastered demonstra que o poder dos pesos pesados dos clássicos da Nintendo ainda pode maravilhar, tanto para os que querem recordar o original como para os estreantes, naquele que é um jogo indispensável em qualquer coleção da Nintendo Switch.
9/10
Total Score

Pontos positivos

  • Regresso de um clássico obrigatório da GameCube
  • Melhorias visuais substanciais
  • Banda sonora
  • Excelente adaptação dos controlos à era atual, sem esquecer o esquema original

Pontos negativos

  • Requer um guia externo para apanhar todos os artefactos finais