AnálisesSwitch

Soccer Story – Análise

Pegar num desporto e fazer dele um RPG não é inédito e os vários jogos desportivos com Mario & Ciª representam isso mesmo. O exemplo mais recente desta fórmula é Golf Story, onde Soccer Story vai buscar inspiração, mas sem replicar a experiência da mesma forma tão bem sucedida. O enredo é simplista mas funcional, começando com a explicação de um evento que levou à ilegalização do futebol, denominado aqui de “Calamity”. O jogador é então informado que desde a tal calamidade o desporto foi efetivamente ilegalizado, e só as partidas sancionadas pelo organismo corrupto Soccer Inc. são permitidas. Cabe ao protagonista, com a ajuda dos seus companheiros de equipa (pessoas e animais), descobrir a verdade sobre a calamidade e libertar o futebol do reinado tirânico da Soccer Inc. De salientar que a entidade Soccer Inc. é uma referência óbvia à FIFA (e o vilão é inspirado de forma pouco subtil em Joseph Blatter), mas muitas outras referências a eventos e personalidades reais são feitas de forma cómica no decorrer do jogo.

A maior parte do tempo em Soccer Story é passada a interagir com uma bola de futebol. A aventura decorre num mundo aberto onde visitamos locais com temas distintos, cada um com pequenos desafios por resolver. Não existe muita diferença entre cada um destes espaços no que toca à progressão do enredo, o objetivo é sempre descobrir por que razão já não se joga futebol naquele espaço e quais os desafios a resolver para pôr fim a essa imposição. É uma rotina que acaba por se tornar aborrecida e que implica uma grande desproporção entre atividades triviais e o que deveria ser o foco principal do jogo, os jogos de cinco contra cinco (e em alguns casos, de um contra um). Infelizmente, o que deveria ser a maior atração acaba por ser a pior parte de Soccer Story. A jogabilidade é excessivamente simples e a inteligência artificial demasiado arbitrária, nomeadamente nos guarda-redes que atuam frequentemente de forma completamente errática. Existem algumas habilidades por desbloquear que tentam tornar a experiência mais dinâmica e variada, mas não são o suficiente para colmatar os seus problemas. Nem mesmo os diferentes atributos de cada personagem e que podem ser desenvolvidos alteram a jogabilidade de forma fundamental. Os elementos RPG são algo redundantes, o contrário do que seria de esperar para um jogo do género.

Visualmente Soccer Story apresenta-se de forma competente, e combina personagens desenhadas num estilo “pixel art” com ambientes tridimensionais gerados em tempo real, vulgo “voxel”, o que nos traz uma apresentação distinta e simpática à vista. É ainda possível escolher entre uma apresentação mais focada na qualidade visual ou no desempenho. Algumas diferenças são mínimas mas o desempenho do jogo é substancialmente pior se escolhermos a primeira opção.

É irónico que a parte menos divertida de um jogo sobre salvar o futebol seja a prática do desporto-rei, mas este é indiscutivelmente o aspeto mais negativo desta experiência. É difícil avaliar o jogo de forma positiva quando falha no que deveria ser o elemento mais trabalhado do jogo. Seria difícil justificar a existência de jogos como Mario Tennis Power Tour ou Golf Story se tudo o que oferecessem fosse independente do desporto que referenciam, e Soccer Story não apresenta argumentos suficientes para ser uma exceção.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
5 10 0 1
Soccer Story é uma proposta que se destaca dentro do género pela sua escolha de desporto e mundo aberto, mas falha redondamente na sua componente mais importante. Mesmo assim, pode satisfazer aqueles que apenas estejam à procura de uma experiência cómica sobre o seu desporto favorito.
Soccer Story é uma proposta que se destaca dentro do género pela sua escolha de desporto e mundo aberto, mas falha redondamente na sua componente mais importante. Mesmo assim, pode satisfazer aqueles que apenas estejam à procura de uma experiência cómica sobre o seu desporto favorito.
5/10
Total Score

Pontos positivos

  • Visualmente competente
  • Mundo aberto e vasto
  • Alguns "puzzles" e desafios divertidos

Pontos negativos

  • Missões triviais
  • Jogos de futebol entre equipas não são divertidos
  • Enredo pouco desenvolvido

Diogo Caeiro

Insiste diariamente na superioridade da série Metroid Prime. Habitualmente ocupado a salvar o mundo de mais um deus irado, pausando ocasionalmente para redigir a sua próxima crónica.