Artigosgamescom 2022

Gamescom 2022 – Antevisão

Depois de duas edições totalmente online por motivos que são mais do que conhecidos, a Gamescom regressa ao seu formato habitual de 24 a 28 de agosto de 2022 trazendo-nos um evento presencial e em paralelo, um evento online para que o maior festival mundial de videojogos possa ser acompanhado a partir de casa. Com os devidos cuidados para minimizar riscos pandémicos, a edição deste ano ocorre quando a Nintendo Switch se encontra no mercado há mais de cinco anos e a bater recordes de vendas em todo o mundo. O alinhamento da consola da Nintendo para os próximos doze meses é muito promissor: aguardam-nos jogos que tudo indica são magníficos e o difícil vai mesmo ser escolher onde gastar o dinheiro. O que podemos esperar então da Gamescom 2022 no que diz respeito à Nintendo Switch?

Em primeiro lugar, temos de abordar um ponto incontornável: a Nintendo não vai estar presente nesta edição. Preferindo focar-se nos seus eventos – como os Nintendo Direct, formato de referência para os anúncios de novos jogos e atualizações – a Big N vai estar ausente da Gamescom 2022. Isto significa que jogos muitíssimo aguardados como Splatoon 3, Pokémon Scarlet and Violet, Metroid Prime 4 e a sequela de The Legend of Zelda: Breath of the Wild não vão estar disponíveis em Colónia, para nossa grande pena. Teremos então de aguardar pelos próximos eventos da Nintendo para saber mais sobre eles – ou esperar mais uns dias no caso de Splatoon 3, cuja data de lançamento está marcada para dia 9 de setembro.

Isto não significa que não haja nada de interessante para os donos de uma Nintendo Switch na Gamescom 2022. Pelo contrário, o sucesso da Switch ao longo dos últimos cinco anos trouxe uma avalanche de jogos de todos os géneros, e espera-se que alguns destes títulos com lançamento previsto para os próximos meses estejam em exibição no certame para que possamos fazer uma antevisão sobre o que nos espera.

Começando com Mario + Rabbids: the Spark of Hope, o jogo da Ubisoft tem data de lançamento marcada para 20 de outubro deste ano e será com toda a certeza um dos protagonistas de 2022. Depois de uma estreia fantástica que foi muito apreciada pela crítica e um sucesso mundial de vendas, sabemos que este novo capítulo pretende ir além do original e expandir o universo desta nova intersecção entre o mundo de Mario e dos Rabbids através de níveis menos lineares e de uma maior liberdade de movimentos.

NieR Automata: The End of YoRHa Edition é uma conversão do muitíssimo elogiado RPG de ação da PlatinumGames e tem a chegada na Switch marcada para o dia 6 de outubro. Cinco anos depois da estreia original, a Switch recebe uma edição especial que inclui todos os conteúdos adicionais feitos até hoje e depois de uma receção universalmente positiva, esta conversão traz aos jogadores da Switch tudo o que se podia esperar.

Sonic Frontiers é o primeiro jogo da série Sonic a tomar lugar num mundo aberto, o seu anúncio encheu-nos os olhos e as imagens divulgadas até agora têm um aspeto impressionante. Ao mesmo tempo que se reconhecem muitas das mecânicas habituais dos jogos do ouriço azul, as possibilidades abertas pela vastidão do mundo de jogo e pela liberdade de exploração levam a que a sua longevidade possa ultrapassar as sessenta horas para os jogadores mais maximalistas, de acordo com o realizador Morio Kishimoto. Sonic Frontiers está previsto para o último trimestre de 2022, embora ainda não tenha uma data de lançamento específica.

Hollow Knight: Silksong é a sequela do surpreendente e belíssimo Hollow Knight. Foi anunciada em fevereiro de 2019 e depois de longos meses de espera, este “metroidvania” da Team Cherry onde controlamos uma criatura com aspeto de inseto continua sem uma data de lançamento definitiva, mas pelo que já sabemos deste Silksong, podemos esperar o melhor que vimos na jogabilidade do original bem como algumas novidades respeitantes ao uso da seda, ou não estivesse este tecido no título do jogo. Não sabemos a data precisa de chegada à Nintendo Switch, mas seria um belo mimo podermos experimentar uma versão na Gamescom 2022.

Bayonetta 3 é mais um jogo explosivo a caminho da Switch e com data de lançamento marcada para o último trimestre do ano, mais concretamente a 28 de outubro. Aguardado há cinco anos e depois de dois jogos monumentais, tudo o que vimos do terceiro capítulo indica que estamos perante outra obra extremamemnte ambiciosa, luxuosa e capaz de honrar os seus predecessores em todas as linhas. Uma amostra de Bayonetta 3 na Gamescom 2022 será uma excelente forma de iniciar a contagem decrescente para o que se anuncia como outra obra épica da PlatinumGames.

No Man’s Sky junta-se à já bem grande coorte de jogos de renome a receber uma conversão para a Nintendo Switch, com benefícios adicionais. O jogo de exploração espacial com uma dimensão (quase) infinita tem data de lançamento para a Switch marcada para o dia 9 de outubro deste ano, e vai incluir todos os “updates” lançados até hoje. Embora a conversão para a Switch não inclua uma componente multijogador, a Hello Games vai implementar esta dimensão após o lançamento.

Harvestella é um novo RPG da Square Enix tem estado a gerar bastante expectativa. Anunciado no final de junho deste ano e com data de lançamento prevista para 4 de novembro, Harvestella junta mecânicas de simulação de vida – na linha de Stardew Valley e Harvest Moon – a mecânicas de combate onde teremos de defender o nosso habitat de criaturas monstruosas durante a estação mais mortífera do ano. Expectativas elevadas, ou não fosse este um RPG vindo de uma das grandes casas dos videojogos.

Dragon Quest Treasures é mais um título da Square Enix, este em exclusivo para a Nintendo Switch, e de uma das séries mais populares entre os JRPGs. Este “spin off” da série Dragon Quest irá juntar-se a uma quantidade bastante grande de parentes na Switch, consola que em todos os territórios conta até agora com cinco jogos da série principal de Dragon Quest e cinco “spin offs”. Treasures será o décimo primeiro jogo da série na Switch quando for lançado em todos os mercados a 9 de dezembro. Treasures acompanha as aventuras de dois irmãos que apareceram em Dragon Quest XI e desenrola-se antes deste capítulo, sendo portanto uma prequela. Ao contrário dos outros jogos da série, a totalidade da ação passa-se em tempo real e não por turnos, incluindo os combates.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.