AnálisesSwitch

Gunvolt Chronicles: Luminous Avenger iX 2 – Análise

Tornou-se difícil perceber como a Capcom passou tantos anos sem pegar numa das suas séries mais icónicas. Felizmente e enquanto Mega Man X fica suspenso no tempo ainda vamos recebendo jogos inspirados na série que conseguem saciar aquela fome pelo meio-robô, meio-rapaz. Um desses jogos é Gunvolt Chronicles: Luminous Avenger iX 2. Trata-se do segundo capítulo da série Gunvolt Chronicles, “spin off” da série Azure Striker Gunvolt, e onde seguimos Copen, uma das personagens mais populares desta linha de jogos. O que aqui encontramos é essencialmente mais do mesmo. Não foram feitas mudanças significativas, em parte porque a fórmula já é bastante boa como está e continua a ser um jogo de ação e plataformas divertido e bem realizado, mas seria uma experiência mais interessante e memorável se tivesse sido implementado algo mais criativo que encaixasse neste estilo de jogabilidade.

O enredo continua a fazer pouco sentido e é um dos aspetos mais criticáveis. Luminous Avenger iX 2 segue os eventos do primeiro jogo onde se decretou a paz no mundo de Copen e este faz a sua vida com Kohaku e amigos. Enquanto Copen fala com Kohaku surge um buraco temporal que suga ambos para um mundo desconhecido onde os humanos são uma raça extinta e só existem robôs chamados de “Workers”. Copen suspeita que as respostas para regressar ao seu mundo se encontram numa torre gigante e juntamente com Kohaku faz amizade com Null, robô descartado por não ter um propósito definido. Null tem a sua própria história e é a personagem com mais desenvolvimento, não por ser particularmente interessante mas porque tudo o resto é tão banal. Apesar de o enredo não ser o elemento mais importante em jogos como este, a quantidade de diálogos e sequências cinemáticas aqui presentes traz a história para um lugar de relevo e ocupa espaço que podia ser melhor aproveitado a jogar.

Se a experiência de jogabilidade se mantém essencialmente a mesma, é inegável que continua bastante divertida. A mudança mais notável é que a pistola foi substituída por uma serra com um combo de três ataques e foi imposto um limite ao “dash” aéreo. Tal como em Mega Man, ao vencermos um “boss” obtemos a sua arma e parte do que faz estes jogos tão divertidos é tentar otimizar o nosso percurso com tudo o que obtivemos dos “bosses”. Mas é principalmente o sistema de classificações e pontos que faz estes momentos tão apelativos: a avaliação que se recebe no final de um nível influencia os pontos que ganhamos, isto significa que o grande desafio não é apenas vencer os “bosses” (relativamente fáceis) mas conseguir o melhor desempenho possível, o que é bastante desafiante. Mantém-se também o sistema “Kudos”, agora com um incentivo adicional. Os níveis continuam bastante lineares mas bem desenhados, com um nível razoável de exploração, e podem ser completados em pouco menos de dez minutos. Os “bosses” são os únicos momentos em que o jogo apresenta um desafio, e geralmente são divertidos de lutar.

A maior crítica que se pode apontar é que Gunvolt Chronicles: Luminous Avenger iX 2 não faz quase nada de novo, ao mesmo tempo isto significa que a fórmula funciona tão bem que pouco precisa de mudar. Os ataques têm um alcance curto e num jogo com bastantes inimigos aéreos seria melhor podermos usar ataques de longa distância. Já a variedade de inimigos reside sobretudo no seu aspeto visual, porque eles portam-se essencialmente da mesma maneira. Por outro lado, a apresentação é um elemento de destaque pela positiva. A animação 2D continua impecável e bastante apelativa, tal como os cenários cheios de vida e pormenor. Podia haver um pouco mais de variedade visual nos níveis mas a apresentação visual é bastante boa. A música também é um elemento positivo, como acontece nos outros jogos da série, com destaque para as composições dos “bosses”. As vocalizações vão apelar aos fãs de J-Pop e surgem em momentos especiais e importantes. Este é o primeiro jogo da série com uma dobragem para inglês e é bastante competente, sendo de destacar pela positiva a possibilidade de optar entre inglês e japonês.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
7 10 0 1
Gunvolt Chronicles: Luminous Avenger iX 2 é mais do mesmo, o que pode desiludir muitos, mas isso não é negativo. Continua a trazer-nos a mesma ação entusiasmante e cheia de adrenalina que vai agradar a todos os jogadores que ainda esperam por um novo Mega Man X.
Gunvolt Chronicles: Luminous Avenger iX 2 é mais do mesmo, o que pode desiludir muitos, mas isso não é negativo. Continua a trazer-nos a mesma ação entusiasmante e cheia de adrenalina que vai agradar a todos os jogadores que ainda esperam por um novo Mega Man X.
7/10
Total Score

Pontos positivos

  • Jogabilidade divertida e bem implementada
  • "Bosses" desafiantes
  • Apresentação muito boa

Pontos negativos

  • Muito pouco de novo
  • Enredo fraco

João Duarte

Eu sou um amante de videojogos, que adora falar sobre o que faz um videojogo bom ou mau. Mas acima de tudo adoro entreter pessoas e fazê-las rir, por isso decidi dedicar-me a criar um canal onde posso por em prática duas das coisas que mais amo fazer.