AnálisesSwitch

Olympic Games Tokyo 2020 – The Official Video Game – Análise

A pandemia abalou o quotidiano por esse mundo fora, desde as mais simples relações humanas aos grandes eventos, e os Jogos Olímpicos de Tóquio (inicialmente previstos para 2020) não foram exceção. Depois de sofrerem um adiamento doloroso e de muitas incertezas pelo caminho, a celebração do desporto arranca finalmente a 23 de julho e por isso mesmo, esta é uma excelente altura para a SEGA lançar no ocidente o videojogo oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, dois anos após o lançamento original no Japão.

Devem-se lembrar que também em 2019 a mesma SEGA lançou Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 para a Nintendo Switch. Esta nova proposta afasta-se um pouco da série Mario & Sonic, mas menos do que seria de esperar. Despindo a roupagem das personagens icónicas da SEGA e Nintendo, não deixa de causar uma surpresa estranha mas a abordagem continua a ser mais ligeira e com uma jogabilidade mais “arcade”, longe do realismo de uma simulação desportiva. Um trabalho pouco realista mas que não abdica do espírito olímpico, e surpreendentemente divertido.

É impossível replicar a extensão dos Jogos Olímpicos num videojogo. Um evento com 46 modalidades e mais de 300 eventos tem de ser condensado neste pedaço virtual. A SEGA optou por selecionar 18 eventos desportivos como corrida de 100 metros, salto em comprimento, ténis, futebol, e até uma das novidades introduzidas neste Jogos Olímpicos, a escalada. O leque de eventos disponíveis é mais variado que a norma neste tipo de videojogos, com menor ênfase no atletismo que se encontra limitado aos eventos mais óbvios. Não é de esperar uma simulação realista e credível. Os eventos funcionam como uma espécie de minijogos, com uma curva de aprendizagem relativamente simples e acessível, ideal para experiências mais curtas. Felizmente há alguma profundidade ‘escondida’ nos diferentes desportos, exigindo algum treino para dominar as especificidades. Há ainda a hipótese de selecionar o nível de dificuldade, que em alguns momentos atinge picos bastante mais elevados. Os desportos coletivos, nomeadamente o futebol, sofrem de uma IA algo errática.

Surpreendentemente não existe um modo de carreira estruturado, o que não impede o jogo oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 de ser robusto no conteúdo. O modo Olímpico apresenta os eventos em separado com o objetivo principal de ganhar medalhas ou bater recordes. Em paralelo existe a opção de entrar em “medleys” temáticos ou criados pelo jogador. Tudo isto pode ser jogado a solo, em multijogador local ou online, sendo este último extremamente funcional. Grande parte da diversão vai-se encontrar nos eventos multijogador. Além disso, a SEGA incluiu tabelas online com recordes e medalhados. O maior destaque vai para o editor da personagem, com mais profundidade que muitos RPG. É possível escolher que tipo de estrutura física queremos, visuais, cor de pele, olhos e cabelo, roupas (que podem ser desbloqueadas com dinheiro ganho no jogo) e adereços loucos, por exemplo equipamento de astronauta ou um fato de Sonic. A variedade disponível é incrível, excelente para abrir as opções para um avatar único.

O jogo tem um desempenho bastante aceitável na Nintendo Switch, seja no ecrã da consola seja num ecrã de televisão. Não puxa pelos recursos da máquina, nem era esse o objetivo, mas usa e abusa de cores e tem um aspeto “cartoonesco”, a sua direção artística enquadra-se perfeitamente na filosofia do jogo, embora possa não ser do agrado de todos. Já a componente sonora acaba por desiludir. Não pela qualidade das composições mas pelo seu número reduzido, além de serem extremamente repetitivas. O jogo oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tem ainda uma opção para ser jogado em português do Brasil.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
7 10 0 1
Com um lançamento a tempo dos Jogos Olímpicos, o videojogo oficial de Tóquio 2020 é uma proposta competente e surpreendentemente divertida. Não se leva demasiado a sério, e isso é bom, é uma coletânea de minijogos desportivos capaz de preencher horas, sobretudo pelas vertentes multijogador que oferece.  
Com um lançamento a tempo dos Jogos Olímpicos, o videojogo oficial de Tóquio 2020 é uma proposta competente e surpreendentemente divertida. Não se leva demasiado a sério, e isso é bom, é uma coletânea de minijogos desportivos capaz de preencher horas, sobretudo pelas vertentes multijogador que oferece.  
7/10
Total Score

Pontos positivos

  • Leque diverso e alargado de eventos
  • Criação de personagens
  • Multijigador funcional e divertido

Pontos negativos

  • Banda sonora repetitiva
  • IA algo errática

Nuno Nêveda

Calorias, nutrientes e Nintendo. Três palavras que definem o maior fã de F-Zero cá do sítio. Adepto de hábitos alimentares saudáveis, quando não anda atrás de uma balança, costuma estar ocupado com as notícias mais prementes e as análises mais exigentes.