AnálisesSwitch

Root Film – Análise

Root Film é a sequela temática de Root Letter, um “visual novel” disponível apenas na PS4 e embora partilhe o mesmo universo, não é necessária qualquer informação prévia para poder desfrutar do mistério. Root Film é protagonizado por Rintaro Yagumo, um realizador de filmes de terror que é contratado para realizar um “reboot” de uma antologia de filmes de terror cancelada na década passada devido a circunstâncias misteriosas. Juntamente com a sua assistente e editora Aline Magari, Rintaro vai tentar desvendar o mistério por detrás do cancelamento das filmagens, levando-nos a conhecer um vasto enredo de personagens ligadas ao acontecimento.

Root Film assemelha-se mais a algo como os jogos da série Phoenix Wright em termos de jogabilidade do que a um “visual novel” convencional. Existe uma variedade de locais para explorar, bem como certas frases que Rintaro memoriza para utilizar como contra argumento em secções onde tem de confrontar uma personagem suspeita. Infelizmente os capítulos iniciais arrastam-se demasiado e a deslocação entre vários locais no mapa, embora interessante de início pela liberdade de exploração, rapidamente se torna entediante quando não há um objetivo claro em mente para seguir, deixando o jogador a visitar todos os locais na esperança de encontrar o próximo evento que leva a avançar o enredo.

De certa forma, toda a exploração acaba por ser um detrimento para a experiência e é impossível evitar pensar que Root Film talvez funcionasse melhor como uma experiência linear, pois a segunda parte do seu enredo acaba por ser bastante apelativa, mas até lá arrasta-se demasiado com pequenos eventos aqui e ali que pouco ou nada contribuem para avançar a história principal, ou o nosso entendimento dos eventos. Visualmente Root Film é um jogo apelativo, com bastantes planos diferentes e dinâmico no que toca à sua apresentação durante conversas. Existe também diálogo falado, apenas em japonês, que contribui bastante para a experiência.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
6 10 0 1
Root Film tem alguns problemas - o seu enredo arrasta-se demasiado durante os capítulos iniciais, mas acaba por ganhar intensidade na segunda metade. Se vale a pena aguentar o início? Talvez, mas não pelo preço que é pedido para ingressar no mistério.
Root Film tem alguns problemas - o seu enredo arrasta-se demasiado durante os capítulos iniciais, mas acaba por ganhar intensidade na segunda metade. Se vale a pena aguentar o início? Talvez, mas não pelo preço que é pedido para ingressar no mistério.
6/10
Total Score

Pontos positivos

  • Apresentação cuidada
  • Segunda metade bastante interessante

Pontos negativos

  • Início arrasta-se bastante
  • Alguma falta de direção

André Reis

O chicote que mantém a máquina a funcionar. Entusiasta pela indústria e com um gosto variado, mas com um especial amor por JRPG, nunca deixa escapar uma boa promoção e por consequência tem uma coleção maior do que alguma vez poderá ter tempo para a terminar.