AnálisesSwitch

Creepy Tale – Análise

Se alguma vez Tim Burton criar um jogo o resultado será algo como este Creepy Tale, um jogo com um ambiente inquietante, um enredo tenebroso e uma jogabilidade para dar uso à cabeça mas sem as presenças de Depp e Bonham Carter. Se isso é bom ou mau, são vocês a decidir. Quanto a mim, esta aventura deixou-me indiferente. Se o ambiente visual e a banda sonora merecem nota positiva, bem como a forma como os acontecimentos se desenrolam, os momentos de resolução de “puzzles” parecem andar mais aos tropeções numa espécie de ‘para-arranca’. Se os “puzzles” não desempenham uma função legítima num jogo, só lá estão para justificar etapas. Caso contrário mais valia assistir a uma curta metragem baseada neste jogo.

Creepy Tale apresenta-nos dois irmãos a apanhar cogumelos numa floresta quando se distraem com uma borboleta. Nisto e porque se perdem, um deles é raptado e cabe ao jogador resgatá-lo, o que o leva a atravessar regiões tenebrosas onde tem que resolver “puzzles”, cada um maior do que o anterior. É difícil não gostar do ambiente visual, com os seus níveis desenhados à mão e povoados por criaturas oriundas dos contos de fadas da nossa infância. A imersão é fantástica e faz-nos querer saber mais e mais sobre aquele mundo e aqueles seres, é como uma/várias histórias dentro de outra maior. O reverso da medalha é mesmo a resolução dos “puzzles”. São pouco intuitivos e muitas vezes resolvidos por pura sorte ou por premir botões ao calhas. Nota-se que o foco da Deqaf era o enredo e não a jogabilidade propriamente dita. E isso não é necessariamente um problema, é o que é e não mais. Há alturas que roçam o frustrante durante a resolução dos “puzzles”, por exemplo quando um objeto está junto à uma saída e em vez de interagirmos com ele, acabamos por sair do mapa, revertendo o que fizemos com o “puzzle”…


Se ignorarem este pormenor e quiserem algo acessível, barato e surreal “à la” Irmãos Grimm, este jogo é para vocês.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
4 10 0 1
Para todos os efeitos, este Creepy Tale tem mais em estilo do que em conteúdo mas pelo preço, podem bem perder umas horitas com esta obra.
Para todos os efeitos, este Creepy Tale tem mais em estilo do que em conteúdo mas pelo preço, podem bem perder umas horitas com esta obra.
4/10
Total Score

Pontos positivos

  • Ambiente

Pontos negativos

  • "Puzzles" frustrantes

André Pereira

Tempo contado, demasiadas ocupações. Para aguentar uma crise de tenra idade, o André joga e escreve sobre jogos. É fã de RPG japoneses e de uma história de puxar à lágrima.