WarioWare: Move It! – Análise
WarioWare: Move It! marca o regresso de Wario com pompa e circunstância num jogo que não só recupera a essência dos originais como ainda está cheio de novidades e explora ao máximo as capacidades dos Joy-Con da Nintendo Switch. Este jogo apresenta-nos um enredo onde Wario venceu um concurso que o levou a uma ilha paradisíaca. Trata-se apenas de um motivo e contexto para a jogabilidade, sem nunca se tornar predominante, mas sempre com um tom cómico e divertido que lhe confere uma camada adicional de diversão e algum sentido à jogabilidade a solo num jogo claramente feito para se vivenciar em multijogador.
Vamos embarcar numa sucessão frenética minijogos que usam as chamadas “Form Stones”, representadas pelos Joy-Con. Aqueles objetos exigem que os jogadores façam uma série de poses diferentes que serão cruciais nos minijogos que se seguem. WarioWare: Move It! é um jogo que desafia os jogadores com a sua exigência, e pede-lhes um raciocínio rápido e destreza manual para lidar com a grande variedade de usos que as “Form Stones” permitem. A variedade dos desafios demonstra a vasta gama de capacidades que os Joy-Con permitem, e revelam bastante criatividade e inovação na conceção dos minijogos.
O enredo serve de base que permite desbloquear novos modos de jogo à medida que se avança. Como é habitual nos “party games”, é em multijogador que a experiência atinge o seu auge e onde o jogo realmente se afirma. WarioWare: Move It! é extremamente intuitivo, e permite que até mesmo os jogadores menos experientes ou pessoas que nunca jogaram na vida se adaptem rapidamente e compreendam o que se espera deles. O “Party Mode” é o que mais se destaca na experiência multijogador e apresenta-se nos moldes de um jogo de tabuleiro, com momentos muito divertidos e de competitividade saudável.
A quantidade de minijogos aqui disponíveis é impressionante. Estes trazem uma grande variedade de temas inesperados que lhes conferem um elemento cómico e tornam a experiência ainda mais divertida. A sua loucura e simplicidade distintas tornam Move It! Um jogo perfeito para encontros de amigos e familiares, sejam eles jogadores habituais ou pessoas estranhas ao mundo dos videojogos. Visualmente Move It! mantém os padrões de qualidade altos a que a série nos habituou, com a sua direção artística reconhecida, e tira pleno partido das capacidades da Nintendo Switch. A banda sonora complementa perfeitamente a ação frenética do jogo, e confere um sentido de urgência e ritmo que assenta que nem uma luva aos desafios que nos surgem.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃOPontos positivos
- Variedade dos minijogos
- Exploração das capacidades dos Joy-Con
- Experiência acessível a todo o público
Pontos negativos
- Demasiado centrado no multijogador
- Repetição nas mecânicas de jogo
Após passar grande parte da sua infância em Hyrule e no Mushroom Kingdom dedica-se agora a explorar o vasto universo digital que o rodeia. Embora seja entusiasta de novos títulos é possível encontrá-lo frequentemente a revisitar os clássicos.