Gamescom 2024 – Core Keeper
Core Keeper é um jogo de sobrevivência num meio “sandbox” e com espaços gerados de forma arbitrária onde vamos ter de obter recursos para criar armas e desenvolver novas capacidades. Neste aspeto apresenta semelhanças com Terraria, por exemplo, embora seja bastante diferente na apresentação, já que Core Keeper adota uma perspetiva de cima para baixo. A versão disponível na Gamescom 2024 foi de demonstração, mas encontrava-se bastante completa uma vez que estamos muito perto da chegada do jogo à Nintendo Switch. Core Keeper apresenta uma enorme variedade de itens e de capacidades para aprendermos e a jogabilidade é bastante dinâmica, com muitas possibilidades de movimentação e de interação com o cenário – por todo o lado é possível explorar blocos de terra ou paredes e descobrir recursos que vão ser fundamentais para produzir novos itens, e nunca passamos demasiado tempo sem nada para fazer ou inimigos para enfrentar, por exemplo.
A sua direção artística em “pixel art” é a habitual em jogos semelhantes e encaixa bem com o que Core Keeper propõe, e o ambiente visual é bastante colorido o que é louvável – quando estamos perante um jogo de longa duração, é sempre positivo termos os nossos olhos satisfeitos. E por falar em duração, a longevidade é bastante variável – de acordo com a equipa de desenvolvimento, os objetivos principais podem ser cumpridos em aproximadamente 15 a 20 horas, mas uma experiência mais profunda no que diz respeito à exploração, obtenção de itens e desenvolvimento de todas as capacidades pode facilmente levar o jogo além das 50 horas, como aliás é recomendável em jogos deste estilo. Core Keeper do estúdio sueco Pugstorm e publicado pela editora britânica Fireshine Games chega à Switch no dia 17 de setembro.
Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.