Notícias

The Game Awards 2023 – produções da Nintendo nomeadas para nove categorias

Foram hoje divulgadas as nomeações para os The Game Awards, a edição anual dos galardões da indústria dos videojogos que desde 2014 distingue as produções mais extraordinárias do ano. Duas grandes produções da Nintendo, Super Mario Bros. Wonder e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, marcam uma presença incontornável com cinco nomeações cada uma, mas não são as únicas.

Além de estarem ambos nomeados para a categoria de Jogo do Ano, Melhor Realização, e Melhor Direção Artística, Tears of the Kingdom foi nomeado para as categorias de Melhor Jogo de Ação/Aventura e Melhor Música e Banda Sonora Original, e Super Mario Bros. Wonder foi nomeado para as categorias de Melhor Jogo em Família e Melhor Jogo Multijogador.

Estas não foram as únicas nomeações de produções da Nintendo. Pikmin 4 recebeu duas nomeações, também na categoria de Melhor Jogo em Família e para Melhor Jogo de Simulação/Estratégia, categoria para a qual também foi nomeado Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp. O filme animado Super Mario Bros., que estreou em abril deste ano, foi nomeado para a categoria de Melhor Adaptação.

Três jogos “indie” disponíveis para a Nintendo Switch foram nomeados para a categoria de Melhor Estreia Indie, Cocoon, Dredge, e Venba. Cocoon e Dredge também marcam presença na categoria de Melhor Jogo Independente, aos quais se juntam Dave the Diver e Sea of Stars, igualmente disponíveis para a Nintendo Switch. Na categoria Games for Impact, que distingue jogos com uma mensagem social significativa, encontramos outros três jogos disponíveis para a Nintendo Switch: o já mencionado Venba, e ainda A Space for the Unbound e Chants of Sennaar.

A cerimónia deste ano dos The Game Awards terá lugar às 00:30 do dia 8 de dezembro e será transmitida em direto pela internet, a edição de 2022 atingiu um total de 103 milhões de espectadores num número recorde que não deixa de crescer desde a primeira edição. Na edição de 2017, The Legend of Zelda: Breath of the Wild venceu o galardão de Jogo do Ano, numa edição em que as produções da Nintendo receberam dezanove nomeações.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.