AnálisesSwitch

Mini Motorways – Análise

A possibilidade de se jogar a Nintendo Switch em qualquer lado, com a ajuda do muitíssimo útil ecrã táctil, permite viver experiências simples que muitas vezes não se encontram nas super produções de orçamento elevado. Mini Motorways é um jogo pequeno que podemos encontrar entre a imensidão de jogos da loja digital da Nintendo Switch e que encaixa perfeitamente nesta filosofia da consola.

Mini Motorways é um jogo de simulação desenvolvido pela Dinosaur Polo Club e que já passou pelo Windows e Apple Arcade. Minimalista, descontraído, mas ao mesmo tempo estimulante e desafiante, o objetivo passa por criar e gerir uma rede de estradas eficiente para ligar os edifícios em crescimento de uma cidade. A jogabilidade é simples mas envolvente, e com um grau de exigência crescente. Os cenários são inspirados em cidades reais, como o Rio de Janeiro, e começamos com alguns edifícios e estradas simples. À medida que a cidade cresce, são construídos mais edifícios e é necessário criar percursos eficientes para que eles possam ser todos ligados. Temos de equilibrar as necessidades de cada edifício com a capacidade das estradas, garantindo que o trânsito possa fluir sem perturbações. O tutorial impressionante ajuda a compreender o jogo num instante, e rapidamente damos por nós a construir ligações rodoviárias entre edifícios, o que permite à cidade crescer e tornar-se mais densa. A dificuldade está em conseguir ordenar todo o caos do trânsito à medida que a cidade cresce exponencialmente. Para isso é preciso acrescentar semáforos, rotundas e até abrir auto-estradas e fazer pontes numa tentativa de escoar mais depressa os veículos em movimento.

A progressão em Mini Motorways é linear. Para desbloquearmos cidades novas precisamos de alcançar uma pontuação mínima num determinado momento. Cada cidade nova tende a ser mais complexa, adicionando fatores como localização de rios ou variações de altitude o que, por exemplo, torna necessário construir túneis. Se alcançarmos mil viagens totais num determinado nível podemos jogar o mesmo nível numa versão desafio, com regras partilhadas com as dos desafios do dia e da semana.

O aspeto visual de Mini Motorways é limpo e minimalista. A cidade é exibida num fundo branco, com edifícios coloridos e estradas cinzentas. As cores dos edifícios representam tipologias diferentes, como residências, fábricas e escritórios. As animações são suaves e bem executadas. Tendo em conta que a geografia de cada cidade é inspirada em urbes reais, só se lamenta que os níveis sejam visualmente demasiado idênticos entre si e sem grandes traços distintivos. Existe ainda a possibilidade de alternar a apresentação do dia para a noite, com destaque para as luzes dos carros e efeitos luminosos dos semáforos. O jogo também apresenta uma banda sonora descontraída que se adapta ao ritmo da jogabilidade, acompanhada por efeitos sonoros subtis, como o ruído dos carros a circular pelas estradas e o som das notificações de novos edifícios à medida que são construídos. Eficaz e encaixa com a temática.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
8 10 0 1
Mini Motorways é um jogo envolvente e desafiador. A jogabilidade é simples de entender, mas difícil de dominar. O ambiente audiovisual é simpático e atraente, e cria uma experiência de jogo imersiva. Para quem gosta de jogos de simulação e estratégia vale muito a pena experimentar este Mini Motorways.
Mini Motorways é um jogo envolvente e desafiador. A jogabilidade é simples de entender, mas difícil de dominar. O ambiente audiovisual é simpático e atraente, e cria uma experiência de jogo imersiva. Para quem gosta de jogos de simulação e estratégia vale muito a pena experimentar este Mini Motorways.
8/10
Total Score

Pontos positivos

  • Grau de exigência crescente
  • Desafios múltiplos
  • Estética minimalista

Pontos negativos

  • Menos interessante em sessões de jogo longas
  • Cenários com poucos elementos distintos

Nuno Nêveda

Calorias, nutrientes e Nintendo. Três palavras que definem o maior fã de F-Zero cá do sítio. Adepto de hábitos alimentares saudáveis, quando não anda atrás de uma balança, costuma estar ocupado com as notícias mais prementes e as análises mais exigentes.