AnálisesSwitch

Chocobo GP – Análise

Chocobo GP assinala o regresso das célebres personagens da Square-Enix às corridas de carts após um iato de mais de duas décadas desde Chocobo Racing. Com a popularidade dos jogos de corridas de carts em alta no seguimento dos últimos Mario Kart e Crash Team Racing, Chocobo GP é mais uma proposta interessante, desde logo por facilitar o acesso gratuito a parte do seu conteúdo.

Além de um elenco carismático o maior destaque vai para a campanha principal do jogo, onde se desbloqueia grande parte do conteúdo à medida que avançamos e que funciona de certa forma como um tutorial para ambientar o jogador nas mecânicas de condução e uso de itens. Como é de esperar, o enredo está longe de ser uma componente profunda e serve mais como móbil para dar propósito às corridas, baseando-se em sequências de diálogos. Estes diálogos apresentam bastantes referências aos clássicos da série e contam com alguns pontos de bom humor mas como é habitual em jogos de corridas, o enredo não é um elemento de destaque.  

Os outros modos de jogo são os mais comuns, onde podemos participar em pequenos campeonatos, disputas multijogador ou lutar pelo melhor tempo. Após este preâmbulo é no modo Chocobo GP que se investe a maior parte do tempo, onde podemos competir contra 64 jogadores num sistema de torneio. Corremos em 4 rondas de 8 jogadores onde passam à próxima fase os melhores 4 de cada ronda e durante o período de análise foi possível encontrar uma comunidade ativa bastante extensa.

A jogabilidade é acessível e bem implementada, dentro do que se espera de um jogo de corridas de carts contemporâneo. Os itens são bastante variados e não são demasiado decisivos para o desfecho da corrida, ainda que nestes jogos a perícia de condução represente apenas uma parte do todo, deixando muita margem para o fator sorte. Visualmente o jogo retrata bem o estilo das personagens num formato uniforme e coerente com a realização gráfica executada em Chocobo GP. O elenco é enorme e deverá crescer gradualmente nos próximos tempos, trazendo-lhe ainda vários elementos personalizáveis.

O jogo apresenta um sistema de recompensas diárias que promove uma utilização frequente. Além disso, encontram-se ainda objetivos pontuais semanais ou diários que contribuem para prolongar a longevidade. Se grande parte do conteúdo é desbloqueada com base na frequência de utilização e objetivos, existe também uma vertente paga com uma moeda de jogo que pode ser adquirida. É assim de esperar que no futuro próximo algumas personagens e conteúdo adicionais sejam pagos. O nosso nível de jogador aumenta mediante a experiência adquirida e permite desbloquear mais conteúdo, atingir o objetivo máximo exige bastante dedicação e muitas horas investidas.

CONCLUSÃO

CONCLUSÃO
7 10 0 1
Chocobo GP marca o regresso das personagens carismáticas da Square-Enix ao mundo frenético de corridas de carts. Com imenso conteúdo para explorar ao longo do tempo e com parte do seu conteúdo disponibilizado de forma gratuita, é uma excelente alternativa para os apreciadores do género e em especial para quem tenha alguma ligação às personagens representadas.
Chocobo GP marca o regresso das personagens carismáticas da Square-Enix ao mundo frenético de corridas de carts. Com imenso conteúdo para explorar ao longo do tempo e com parte do seu conteúdo disponibilizado de forma gratuita, é uma excelente alternativa para os apreciadores do género e em especial para quem tenha alguma ligação às personagens representadas.
7/10
Total Score

Pontos positivos

  • Elenco vasto cheio de personagens carismáticas
  • Campanha principal
  • Modos de jogo on-line bem implementados

Pontos negativos

  • Demasiado tempo para desbloquear tudo

Sérgio Mota

Após passar grande parte da sua infância em Hyrule e no Mushroom Kingdom dedica-se agora a explorar o vasto universo digital que o rodeia. Embora seja entusiasta de novos títulos é possível encontrá-lo frequentemente a revisitar os clássicos.