Nintendo Switch 2 ultrapassa 10 milhões de unidades vendidas
A Nintendo divulgou os resultados financeiros do primeiro semestre do atual ano fiscal (abril a setembro de 2025), revelando um arranque extremamente positivo para a Nintendo Switch 2, lançada a 5 de junho. A nova consola vendeu 10,36 milhões de unidades desde o lançamento, acompanhadas por 20,62 milhões de jogos vendidos.
O desempenho foi impulsionado por títulos como Mario Kart World, lançado no mesmo dia que a consola, que já ultrapassou 9,57 milhões de cópias vendidas (incluindo bundles), e Donkey Kong Bananza, lançado em julho, que alcançou 3,49 milhões de unidades. Ambos continuam a registar crescimento estável.
Graças à compatibilidade da Nintendo Switch 2 com o catálogo da consola anterior, jogos como Mario Kart 8 Deluxe e Super Mario Party Jamboree também mantiveram vendas consistentes.
Enquanto isso, a Nintendo Switch original registou vendas de 1,89 milhões de consolas e 61,56 milhões de jogos no mesmo período.
No total, as vendas da empresa atingiram 1 099,5 mil milhões de ienes, com 79,5% provenientes de mercados fora do Japão. O lucro operacional foi de 145,1 mil milhões de ienes e o lucro líquido atribuível aos acionistas somou 198,9 mil milhões de ienes, impulsionado por ganhos extraordinários de 32,3 mil milhões de ienes relacionados com a venda de investimentos.
Apesar do sucesso da nova consola, o segmento digital registou uma ligeira queda de 2,8%, totalizando 155,5 mil milhões de ienes, devido à descida nas vendas de software apenas digital e à flutuação cambial. A área de propriedade intelectual (IP), que inclui receitas de filmes, caiu 12,4%, para 33,3 mil milhões de ienes.
Para o final do ano, a Nintendo pretende manter o ritmo com lançamentos importantes, como Kirby Air Riders em novembro e Metroid Prime 4: Beyond – Nintendo Switch 2 Edition em dezembro, além de bundles especiais de Pokémon Legends: Z-A – Nintendo Switch 2 Edition lançados em outubro.
Já para a Nintendo Switch original, a estratégia passa por aproveitar a vasta base instalada e o catálogo de clássicos, com o objetivo de reforçar as vendas de títulos “evergreen” como Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 e Pokémon Legends: Z-A.
Devido ao forte desempenho da nova consola e às perspetivas otimistas para o resto do ano fiscal, a empresa atualizou a sua previsão financeira e anunciou uma nova política de dividendos, que entrará em vigor no encerramento do exercício fiscal em 31 de março de 2026.

Calorias, nutrientes e Nintendo. Três palavras que definem o maior fã de F-Zero cá do sítio. Adepto de hábitos alimentares saudáveis, quando não anda atrás de uma balança, costuma estar ocupado com as notícias mais prementes e as análises mais exigentes.

