Gamescom 2025 – Ball x Pit
O nome pode parecer enganador, e quem estiver a pensar naqueles espaços para crianças cheios de bolas vai descobrir que Ball x Pit é muito diferente. Esta obra do norte-americano Kenny Sun é então um jogo onde usamos uma esfera para destruir inimigos que descem na nossa direção dentro de um espaço limitado e encontra-se organizado como um “roguelite”, o que significa que a cada ronda a distribuição de inimigos é diferente. Por outras palavras, imaginem um cruzamento moderno entre os clássicos Breakout e Space Invaders, e em formato “roguelite”.
A versão disponível na Gamescom 2025 começa de forma simples, mas não são precisos muitos segundos até a intensidade subir de nível e nos encontrarmos em plena loucura a disparar sem fim contra os múltiplos inimigos que atravessam o ecrã contra o jogador. Graças a uma apresentação muito bem apurada, com uma direção artística inspirada em jogos de fantasia e bandas desenhadas onde criaturas horrendas (mas cómicas) são a norma e ainda um bom desempenho visual, a ação decorre sem problemas e o jogador apenas tem de se mover e disparar o mais depressa possível. Tarefa fácil em teoria, muito mais difícil na prática, mas é isso que faz a alma deste tipo de jogos. Ball x Pit é realmente muito viciante e de ação extremamente intensa, e não admira que tantas pessoas tenham mostrado interesse em jogá-lo nesta edição da Gamescom… e muitas regressaram para tentar chegar mais longe. Afinal, Ball x Pit encaixa perfeitamente naquela categoria que diz “só mais uma vez…” para tentar chegar um pouco mais longe ou conseguir uma pontuação mais elevada.
Como seria de esperar, à medida que avançamos ganhamos novas capacidades que nos permitem enfrentar inimigos mais poderosos e será também possível fundir esferas para as tornar mais poderosas quando as atiramos aos inimigos, mas isto já entra num domínio difícil de atingir na demo que esteve em exibição na Gamescom. Felizmente não falta muito tempo para conhecermos a versão final, Ball x Pit chega à Nintendo Switch no dia 15 de outubro de 2025 e está também a caminho da Nintendo Switch 2, embora ainda sem data prevista mas sabe-se que será durante o outono. Na Gamescom 2025 foi disponibilizada a versão Switch 2, que se portou muitíssimo bem.

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.