AntevisõesArtigosGamescom 2025SwitchSwitch 2

Gamescom 2025 – As nossas impressões

A edição de 2025 da Gamescom trouxe mais uma festa inesquecível do mundo dos videojogos à cidade alemã de Colónia. De acordo com a organização, foram cerca de 357 mil os visitantes da Gamescom 2025 e oriundos de 128 países. Se o número ainda não superou o valor de 2019, mostra que o maior evento mundial da indústria dos videojogos está bem e recomenda-se. No espaço online, o crescimento da Gamescom é imparável: a Opening Night Live teve 72 milhões de visualizações, enquanto o total de visualizações de eventos online da Gamescom 2025 atingiu o valor impressionante de 630 milhões. Do lado da indústria, estiveram representadas 1568 empresas e entidades e mais de 34 mil profissionais marcaram presença, o que revela igualmente a centralidade da Gamescom como ponto de contacto para produtores, editores, e outros profissionais do meio. Como não podia deixar de ser, as filas de espera de enormes dimensões e os preços desmedidos dos comes & bebes dentro do recinto voltaram a marcar presença, mas estes são os ossos do ofício para quem frequenta estes eventos – as filas de espera para experimentar o novo Resident Evil Requiem, que venceu quatro prémios nesta edição da Gamescom, atingiam as cinco horas de espera, por exemplo.

2025 marcou também o regresso da Nintendo à Gamescom, depois de estado ausente na edição de 2024. Em ano de lançamento da Switch 2, a Nintendo voltou a estar representada de forma ambiciosa no pavilhão 9 da Koelnmesse, o (enorme) centro de exposições e eventos de Colónia, onde a nova consola da Big N recebeu toda a atenção no espaço ocupado pela gigantes nipónica. O grande destaque foi, sem qualquer surpresa, para Metroid Prime 4: Beyond, Kirby Air Riders e Pokémon Legends Z-A, mas o stand da Nintendo também recebeu uma série de jogos de produtoras externas, incluindo o muito aguardado Hollow Knight: Silksong, Borderlands 4, Hades II e EA Sports FC 26. Hollow Knight: Silksong (vencedor do prémio Melhor Trailer da Gamescom 2025) foi mesmo, a par de Metroid Prime 4 e Kirby Air Riders, um dos jogos mais populares na representação da Nintendo em Colónia, ao ponto de as filas de espera terem atingido as três horas de duração. As multidões em torno de alguns destes jogos são um bom indicador do interesse que a Switch 2 está a suscitar junto do público.

Nem só de jogos aguardados pelo público se fez o stand da Nintendo na Gamescom 2025. Mario Kart World e Donkey Kong Bananza estiverem também em grande destaque. Como aconteceu em edições anteriores, no centro da representação da Nintendo foi montado um palco para eventos onde a estrela foi Mario Kart World, com direito a torneios de dezenas de jogadores ao longo de vários dias. A adição da GameCube ao serviço Nintendo Switch Online, agora conhecido como Nintendo Classics, também esteve em exibição, onde os visitantes puderam jogar Mario Smash Football. Num balcão era também possível ganhar 100 pontos de platina para a conta MyNintendo.

Num stand à parte em paralelo à representação da Nintendo, a The Pokémon Company montou o seu próprio espaço para a exibição de Pokémon Legends Z-A. Na verdade, houve duas demonstrações do próximo jogo da série Pokémon na Gamescom 2025. No stand da Nintendo, era possível realizar três combates contra outros treinadores nas ruas de Lumiose City, enquanto no stand da The Pokémon Company se experimentava um combate contra um Pokémon alvo de uma mega-evolução. Este stand, decorado a rigor, tinha também um espaço dedicado a jogos de cartas da série Pokémon, e tal como o stand da Nintendo, as filas bem longas mostraram a popularidade e o interesse dos visitantes pelo próximo capítulo da série Pokémon. O stand da The Pokémon Company recebeu o galardão de Melhor Stand da Gamescom 2025 numa votação realizada pelos fãs.

Foi um regresso bem-vindo da Nintendo à Gamescom, que esperamos se mantenha ao longo das próximas edições, algo que nos parece provável graças ao sucesso da Switch 2 menos de três meses após o lançamento. No que diz respeito à organização, é importante realçar que foi feita uma gestão irrealista das expectativas em relação a Hollow Knight: Silksong, que durante as primeiras horas da Gamescom 2025 não tinha tempo limite quando o habitual em eventos desta dimensão é limitar o tempo de jogo a 15-20 minutos por pessoa. Como consequência, alguns visitantes mantiveram-se durante quase uma hora em torno da demo, o que contribuiu para a formação de filas enormes, até no dia antes da abertura de portas ao público em geral. Em segundo lugar, as demos de Pokémon Legends Z-A e Borderlands 4 encontravam-se disponíveis apenas em língua alemã, quando a grande maioria dos jogos em exibição permite escolher entre inglês e alemão. Num evento de nível mundial, é difícil compreender esta opção, sobretudo quando em anos anteriores praticamente todos os jogos, grandes e pequenos, encontravam-se disponíveis nas duas línguas.

Além dos grandes pavilhões onde se encontram representados os maiores nomes da indústria dos videojogos, a Gamescom também se faz de “indies” e de fãs, e este ano não foi exceção. Na Gamescom 2025 estavam representados aproximadamente 500 jogos “indie” (sim, quinhentos), com uma variedade enorme de géneros, estilos, conceitos e ambições. Como habitual a Nintendo esteve representada numa secção da Indie Arena Booth com alguns jogos em exibição para a Nintendo Switch e Switch 2, cujas impressões o Starbit vai publicar em breve. Nota-se um contraste vincado entre a abordagem mais estruturada dos grandes nomes da indústria e os “indies”, onde é frequentemente possível conversar com pessoas da equipa de produção e distribuição e dar as nossas opiniões enquanto experimentamos o jogo, algo que não é possível fazer no stand da Nintendo, por exemplo. Finalmente, a Gamescom não seria o que é sem os fãs. As secções dedicadas ao “cosplay” e criações artísticas nunca deixam de impressionar, e são um belíssimo testemunho da forma muito positiva com que o público responde a eventos ambiciosos como este.

Agora que a Gamescom 2025 já fechou portas, as expectativas até ao final do ano são altíssimas com os lançamentos de Metroid Prime 4: Beyond, Kirby Air Riders, Pokémon Legends Z-A, Hollow Knight: Silksong, e outros jogos cujas impressões podem ler nas páginas do Starbit. Que o próximo ano volte a trazer mais uma vez uma presença ambiciosa da Nintendo e mais jogos belíssimos para a Switch 2 e Switch, é o que desejamos.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.

Subscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Ver todos os comentários