AntevisõesGamescom 2025Switch 2

Gamescom 2025 – EA Sports FC 26

A nova entrada na série de futebol da EA Sports também marcou presença no stand da Nintendo em Colónia e embora o jogo esteja a ser desenvolvido para as duas consolas da Nintendo, EA Sports FC 26 em exibição na Gamescom 2025 correspondeu à versão para a Nintendo Switch 2, com direito a dez unidades em ecrãs de televisão.

Primeiro, as boas notícias: EA Sports FC 26 para a Switch 2 segue a tendência da última edição na Switch, que acabou com as chamadas “legacy edition”, e é a mesma versão com as mesmas características, modos de jogo e opções do que o jogo que se encontra nas outras plataformas da geração atual. Agora as más notícias: tal como aconteceu com as suas predecessoras, a versão Switch 2 corre a 30 fps. Se isto não é necessariamente um obstáculo para todos, ainda que num simulador de futebol que se quer realista pode acabar por deixar alguns jogadores frustrados, quando comparado com o mesmo jogo nas outras plataformas nota-se uma diferença de fluidez, ainda que não tenha demasiado peso na jogabilidade (pelo menos no contexto em que ele foi experimentado). Há ainda outra crítica inevitável a fazer em relação a EA Sports FC 26 na Switch 2: nos ecrãs de televisão notava-se muito visivelmente o efeito de “aliasing” nas figuras dos jogadores, linhas do campo e balizas, e embora isto estivesse mais em evidência nos momentos em que a bola está parada, não deixa de ser algo que tem de ser apontado – apesar do poderio gráfico da Switch 2, há aspetos em que a EA claramente tem de investir mais se quiser tirar partido das capacidades da nova consola da Nintendo. Mais uma vez, a versão Switch 2 fica a perder em relação às outras, mesmo que o conteúdo disponível seja o mesmo. Não se encontrava disponível qualquer versão a correr no ecrã da consola, pelo que não foi possível apurar como será a experiência em modo portátil.

Em relação à jogabilidade propriamente dita, não se encontram motivos de queixa, pelo menos num sentido mais restrito: as opções são mais que muitas, e para todos os estilos, desde os que gostam de partidas mais simples às mais competitivas, entre futebol masculino e feminino, dezenas de campeonatos à disposição (incluindo o português), mudanças de regras – onde até se inclui uma opção de jogar sem regras, como num qualquer jogo old school. Não foi possível explorar todas as opções de jogo, mas é visível que se trata de um jogo bastante completo. É também possível receber conselhos em relação às táticas e substituições, algo que será bastante bem-vindo pelos jogadores menos experientes, enquanto os mais versados podem passar bem sem estas achegas. Em relação aos movimentos dos jogadores, a EA promete que a experiência na Switch 2 será idêntica à de outras plataformas, onde se incluem uma inteligência artificial mais desenvolvida para as posições dos jogadores e mecânicas de dribles mais apuradas, bem como opções de jogo diferenciadas entre uma mais competitiva e outra mais autêntica. Até à data, ainda não foi possível apurar se a versão Switch 2 terá “crossplay” com as outras plataformas, embora em caso de resposta afirmativa a fluidez mais baixa na Switch 2 pode vir a trazer alguns problemas de desempenho aos seus jogadores devido ao diferencial entre 30 e 60 fps, o que deixaria a versão Switch 2 em desvantagem.

Uma vez que na Gamescom 2025 apenas foi exibida a versão Switch 2, desconhecemos as características do jogo na Nintendo Switch. EA Sports FC 26 chega à Nintendo Switch 2 e Nintendo Switch no próximo dia 26 de setembro.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.

Subscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Ver todos os comentários