AntevisõesGamescom 2025SwitchSwitch 2

Gamescom 2025 – Pokémon Legends: Z-A

Nenhuma nova consola da Nintendo pode passar sem um jogo grande da série Pokémon. A sua estreia na Nintendo Switch 2, sob a forma de Pokémon Legends Z-A, está marcada para o dia 16 de outubro, num lançamento que vai igualmente ter lugar na Nintendo Switch. Este capítulo, que corresponde à nona geração da série Pokémon e que se apresenta como um sucessor de Pokémon X & Y e de Arceus, esteve muito bem representado no stand da Nintendo em Colónia. Aliás, esteve duplamente representado, com duas demonstrações diferentes: uma num stand dedicado à série Pokémon, onde também havia um espaço para os jogos de cartas; a outra no stand da Nintendo propriamente dita.

Começando pela última, a versão disponível no stand da Nintendo consistiu no combate contra três treinadores diferentes que se encontram nas ruas de Lumiose City (qualquer semelhança com a cidade de Paris será pura coincidência) durante a noite, momento em que percorremos a cidade para encontrar adversários, e num espaço demarcado no mapa. Ao vencer os três combates ganhamos pontos suficientes para obter um “Challenger Ticket”, que por sua vez nos permite realizar um combate para subir de nível – algo que não era possível fazer nesta versão da Gamescom.

Tudo é acessível e relativamente fácil de compreender. A grande estreia neste Legends Z-A é o combate em tempo real em vez do habitual combate por turnos que todos conhecemos. Durante o combate temos uma certa liberdade de movimentos em torno dos nossos adversários que nos permite evitar ataques enquanto carregamos a energia necessária para o nosso próprio ataque, o que dura cerca de sete a oito segundos até o podermos voltar a utilizar – como habitual, cada Pokémon tem até quatro ações. Os jogadores mais concentrados vão tentar utilizar um ataque diferente a seguir ao outro para que nunca estejam de mãos vazias à espera que voltem a poder atacar. Esta mecânica confere uma nova dimensão ao mundo Pokémon: os combates são agora mais intensos e não dão margem para distrações, uma vez que temos de estar atentos aos movimentos do adversário e às capacidades do nosso Pokémon. Como estes combates decorrem num ambiente urbano noturno, temos também um elemento surpresa: podemos atacar um treinador adversário numa emboscada, o que nos garante uma vantagem enorme no primeiro ataque – por outro lado, um treinador adversário pode fazer a mesma coisa connosco.

Já a demonstração disponível no stand Pokémon colocava-nos num combate único contra uma Mega Evolução do Pokémon Absol e que assumiu um contorno mais semelhante a um combate com um “boss” de um RPG de ação. Aqui avançamos com um Lucario e vamos ter de realizar um equilíbrio constante entre ataque e defesa contra um adversário desmedido e apanhar as esferas que este larga quando o atordoamos. Após apanharmos esferas suficientes, o nosso Pokémon também pode beneficiar da Mega Evolução. Do ponto de vista do desempenho, corre tudo bem e sem percalços, mesmo quando voam muitas coisas pelo ecrã.

Pela negativa é inevitável mencionar dois elementos, e se um é de natureza momentânea, o outro é mais estrutural. O primeiro refere-se à impossibilidade de jogar as versões disponíveis na Gamescom noutra língua que não alemão, algo que dificulta um pouco a compreensão do texto e torna muito mais necessária a informação dada pelos assistentes do evento. A outra está relacionada com o mundo visual muito despido e simples de Pokémon, com uma paleta de cores diminuta e desenhos muito pouco apelativos. Não é um jogo que enche o olho, e se é verdade que não se espera uma obra magistral do ponto de vista da direção artística, não faria mal nenhum investir um pouco mais nesta componente, sobretudo quando estamos a dar um salto para uma nova consola.

Pokémon Legends Z-A chega à Nintendo Switch 2 e à Nintendo Switch a 16 de outubro de 2025.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.

Subscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Ver todos os comentários