Gamescom 2025 – Metroid Prime 4: Beyond

É um dos jogos mais antecipados para a Nintendo Switch desde que foi anunciado no já distante ano de 2017. Entretanto, o quarto capítulo da série Metroid Prime ganhou também o direito (e o dever, diga-se) de fazer grande figura na Nintendo Switch 2. O desenvolvimento dura há muito e depois de anos sem previsões, finalmente a Nintendo decide pôr Metroid Prime 4: Beyond nas mãos dos jogadores durante a Gamescom de 2025. Sem surpresas, o jogo reuniu muita atenção no muito bem apresentado stand da Nintendo em Colónia, a julgar pelo tamanho das filas.
Foi possível experimentar um nível de demonstração onde Samus ajuda a defender um centro de investigação de um ataque por parte de piratas que pretendem roubar um artefacto importantíssimo. Uma das características que sobressaem imediatamente é o uso de vocalizações por parte das personagens adjuvantes. Samus, claro, mantém-se muda. Mas falando da ação propriamente dita, estamos perante uma obra de peso. A versão disponível na Gamescom 2025 encontrava-se ligada a um ecrã de televisão e os controlos faziam uso da funcionalidade de rato dos Joy-Con 2. Com o Joy-Con direito a fazer de rato, orientamos a visão de Samus enquanto o Joy-Con esquerdo é usado para a deslocação. A sensibilidade encontra-se no ponto e nunca deixa qualquer impressão de estar mal calibrada ou de funcionar mal. Os ataques de Samus são os clássicos – disparos, mísseis, bombas largadas quando se encontra em estado “Morph Ball” e as habituais interações com mecanismos eletrónicos. Nesta versão foi possível atacar vários inimigos de nível acessível, usar a forma “Morph Ball” para aceder a espaços mais exíguos, e confrontar um “boss” de nome Aberax, um pirata que se funde com um Metroid. O combate com o “boss” é intenso e metódico, com mecânicas acessíveis e fáceis de compreender. É possível vencer sem grandes dificuldades para jogadores mais versados na série, enquanto os iniciados podem achar mais desafiante. Sendo esta uma demonstração para a Gamescom 2025, vamos encontrar “bosses” muito mais exigentes no jogo. Os controlos são irrepreensíveis, e funcionam perfeitamente, quer utilizemos o segundo Joy-Con como um rato, quer o utilizemos como um controlo por movimentos.
Em relação ao desempenho, este é fantástico. Além de um ambiente visual típico da série, com os seus cenários de jogo de exploração espacial e estruturas gigantescas, a Switch 2 dá-lhe uma fluidez e um aspeto impressionante. Mesmo quando se encontram vários inimigos no ecrã ao mesmo tempo não se nota qualquer perda ou problema de desempenho e tudo corre sem percalços. Embora não seja possível apurar como será Metroid Prime 4 na Switch, a verdade é que a Switch 2 permite-lhe exibir-se em grande e de forma impecável, tal como um Metroid Prime merece. O que não ficámos a saber é a data de lançamento. Metroid Prime 4: Beyond continua a ser apontado para um lançamento até ao final do ano de 2025 nas duas consolas, mas sem mais informações ou pormenores. Vendo pelo lado positivo, significa que faltam menos de quatro meses para a chegada desta grande obra. Se a Nintendo queria expectativas muito elevadas para Metroid Prime 4: Beyond, missão cumprida.

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.