AntevisõesGamescom 2025Switch 2

Gamescom 2025 – Kirby Air Riders

Até há poucos dias sabíamos que Kirby Air Riders era um jogo que estava em desenvolvimento para a Nintendo Switch 2 e que segue Kirby Air Ride de 2003 para a GameCube, mas além disso desconhecíamos quase tudo. Depois veio o inesperado Direct com Masahiro Sakurai de dia 19 de agosto que durou 45 minutos, e eis que Kirby Air Riders também esteve presente na Gamescom 2025 – e também ele em grande, a julgar pelas 24 consolas Switch 2 que se encontravam com uma demonstração do jogo e pelas filas de espera.

O primeiro contacto com Kirby Air Riders faz pensar numa versão mais caótica e menos estruturada de um “battle mode” num Mario Kart, mas seria injusto reduzir Air Riders apenas a isso. O que aqui temos não é um jogo de corridas, uma vez que não está aqui em causa chegar primeiro (pelo menos do ponto de vista tradicional) e a aceleração é automática, pelo que não temos de nos preocupar com isso. Aqui vamos usar outros tipos de métricas para vencer os adversários. Nomeadamente, apanhar mais “power-ups” e fazer melhor do que eles numa série de desafios. O jogo coloca-nos rapidamente a aprender os truques do ofício, onde se incluem ações para aumentar a velocidade, planar, aterrar em segurança, e ações mais ofensivas para podermos atacar os nossos rivais – e como não podia deixar de ser, a mecânica engolidora de Kirby também marca presença. Todas estas ações contam, quantos mais “power-ups” apanharmos e quanto mais vezes atacarmos com sucesso os adversários, melhor. Temos também uma série de desafios, onde se incluem voar mais longe que os rivais ou sequências de paraquedismo para apanhar pontos. Tudo isto pode ser feito contra a consola ou contra outros jogadores.

A ação é frenética. Tão frenética que por vezes temos dificuldade em saber o que aconteceu. No espaço de apenas três ou quatro segundos podemos apanhar uma série de “power-ups”, saltar para outro veículo e atacar dois adversários depois de rodopiarmos duas ou três vezes. Há loucura, mas também técnica. Uma mistura das duas e temos uma receita fantástica para uma sessão bem passada, tanto a solo como em multijogador. E por falar em multijogador, dizem-nos que vai ser possível ter até dezasseis (sim) pessoas a competir ao mesmo tempo, mas os moldes ainda não são conhecidos e todas as perguntas nesse sentido feitas aos assistentes no stand da Nintendo da Gamescom levaram inevitavelmente à mesma resposta: ainda não sabemos. O que sabemos, isso sim, é que Kirby Air Riders corre muitíssimo bem e sem problemas visíveis que prejudiquem a experiência – o que se exige, se tivermos em conta a quantidade de coisas que acontecem a uma velocidade vertiginosa – e vai contar com pelo menos doze personagens do mundo Kirby à escolha, onde se incluem Bandana Waddle Dee, King Dedede e Meta Knight.

Kirby Air Riders aterra exclusivamente na Nintendo Switch 2 no dia 20 de novembro de 2025.

João Dias

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.

Subscrever
Notificar de
0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Ver todos os comentários