Gamescom 2025 – antevisões Nintendo Switch 2 e Nintendo Switch
A Nintendo Switch 2 está no mercado há quase dois meses e depois das estreias dos novíssimos Mario Kart World e Donkey Kong Bananza, é com muita expectativa que aguardamos o regresso da Nintendo à edição de 2025 da Gamescom, depois de não ter estado presente em 2024.
O calendário da Switch 2 até ao final de 2025 e início de 2026 é bastante rico, quer em estreias quer em reedições, e entre produções da Nintendo e obras de produtoras externas, temos todos os motivos e mais alguns para marcar os calendários, ainda que nem todos os jogos aqui apresentados tenham uma data de lançamento definida. Assim, vamos então ver alguns dos títulos que estão a criar mais expectativa para a nova consola da Nintendo, bem como para a Nintendo Switch, e cuja chegada ao mercado irá acontecer ainda neste semestre ou no início do próximo ano.
Metroid Prime 4: Beyond
Não há volta a dar, se há jogo que é praticamente unânime na expectativa criada é o quarto capítulo da série Metroid Prime. Desde que foi originalmente anunciado para a Nintendo Switch – de forma súbita e sem mais informações – na E3 de 2017, Metroid Prime 4: Beyond já passou por bastantes mudanças no seu desenvolvimento e atualmente encontra-se com o lançamento anunciado para o ano presente para a Nintendo Switch 2 e para a Nintendo Switch, mas ainda sem uma data concreta. Seria fantástico poder experimentar Metroid Prime 4: Beyond e ver as mudanças com os nossos próprios olhos. Assim o esperamos.
Pokémon Legends Z-A
Outra série incontornável que vai ter direito a um jogo em simultâneo na Nintendo Switch e na Nintendo Switch 2, Pokémon Legends Z-A vai beneficiar de uma versão melhorada do jogo na nova consola, sem esquecer a plataforma para a qual foi originalmente anunciado. Com estreia marcada nos dois sistemas para 16 de outubro, Legends Z-A corresponde à nona geração da série Pokémon e apresenta-se como uma sequela de Pokémon X and Y e de Arceus, e vai seguir a fórmula de um RPG de ação que todos conhecemos, mas desta vez o combate decorre em tempo real, em vez do combate por turnos dos outros jogos da série principal Pokémon. A ação decorre em Lumiose City, uma cidade baseada em Paris, e a experiência de jogo muda entre o dia e a noite. Dificilmente alguém não conhece Pokémon depois de todos estes anos, pelo que se as gerações anteriores nos dão alguma pista, teremos aqui mais um êxito para a crítica e para os jogadores.
Star Wars Outlaws
Se a edição original de Star Wars Outlaws agradou mas não deslumbrou, o anúncio de uma versão para a Nintendo Switch 2, a aparecer praticamente um ano depois da estreia do original nas outras plataformas, é uma excelente oportunidade para limar algumas arestas. Ou talvez devêssemos falar de outra forma, uma vez que Star Wars Outlaws na Switch 2 tem data de lançamento marcada para dia 4 de setembro, o que provavelmente significa que uma eventual versão disponível na Gamescom será o jogo completo, sem mais correções e alterações a fazer. Será o primeiro jogo da série Star Wars na Nintendo Switch 2 (e chega quatro meses depois de Star Wars: Grand Collection na Nintendo Switch) e todos esperamos que seja capaz de deixar uma fasquia bem elevada para os títulos seguintes.
Kirby Air Riders
A Nintendo Direct de 2 de abril que nos apresentou a Nintendo Switch 2 mostrou-nos também que um dos jogos em desenvolvimento para a nova consola é nada mais nada menos que Kirby Air Riders, sequela de Kirby Air Ride que se estreou na GameCube em 2003. Trata-se de um “spin-off” da série de plataformas da conhecida personagem da Nintendo e que assume a forma de um jogo de corridas. Kirby Air Riders é mais um jogo para a Nintendo Switch 2 do qual ainda sabemos muito pouco. O “trailer” consiste numa sequência cinemática que serve mais de “teaser” do que outra coisa, sem elementos de jogabilidade e sem nos dar quaisquer pistas sobre que outras personagens vão estar presentes. Por outro lado, sabemos que o desenvolvimento está a ser dirigido por Masahiro Sakurai, talento criativo que dispensa apresentações, o que é motivo mais do que suficiente para criar expectativas muito elevadas até o jogo se estrear na Switch 2, o que deverá acontecer ainda durante o ano de 2025. Se tudo correr bem, esperamos ver mais de Kirby Air Riders na Gamescom 2025.
Hyrule Warriors: Age of Imprisonment
Podemos ainda não saber quando é que um capítulo inteiramente novo da série Zelda chega à Nintendo Switch 2 mas o terceiro jogo da série Hyrule Warriors está no horizonte próximo, ainda que sem uma data de saída definida. Sabemos apenas que deverá chegar entre o final de 2025 e o início de 2026. Pelo que já foi divulgado, Age of Imprisonment decorre durante os acontecimentos de Tears of the Kingdom e deverá seguir as convenções dos seus predecessores da Tecmo-Koei. Exclusivo para a Nintendo Switch 2, não se sabe muito mais sobre Age of Imprisonment, pelo que esperamos sair desta Gamescom 2025 um pouco mais informados sobre esta primeira etapa do universo Zelda na Switch 2.
Splatoon Raiders
A série Splatoon vai estrear-se na Nintendo Switch 2 sob a forma do “spin off” Splatoon Raiders, que foi anunciado no mês de junho. Por enquanto sabe-se pouco sobre este título, que ainda não tem uma data de lançamento definida, além de que a ação se desenrola num espaço novo – um arquipélago misterioso conhecido pelo nome de Ilhas Spirhalite – e que vamos desempenhar o papel de um mecânico que acompanha o trio Deep Cut. Se é verdade que Splatoon Raiders não parece estar pronto para chegar ao mercado em breve, seria muito bem-vindo se a Nintendo levantasse um pouco véu e nos permitisse saber um pouco mais sobre a experiência e jogabilidade do primeiro jogo com o nome Splatoon na Switch 2.
Hollow Knight: Silksong
Há jogos capazes de crescer tanto no apreço que recebem dos jogadores que quase nos esquecemos que não fazem parte de qualquer série de grandes dimensões, ou até que vêm de um estúdio indie. Hollow Knight, que chegou em 2017 e teve direito a uma versão para a Nintendo Switch no ano seguinte, é um desses jogos. Este “metroidvania” do pequeno estúdio australiano Team Cherry é um dos jogos “indie” mais adorados da geração anterior, e quando a Team Cherry anunciou uma sequela em 2019, gerou-se uma onda enorme de expectativa. Depois de vários adiamentos sucessivos e de distinções e elogios feitos às suas demonstrações, Hollow Knight: Silksong parece estar (finalmente) com chegada marcada para o ano de 2025, embora sem uma data exata. Melhor ainda: vai estar disponível para a Nintendo Switch 2 e para a Nintendo Switch. Depois de estes anos todos, esperemos que seja de vez e que se confirme o adágio popular, “quem espera, sempre alcança”.
Elden Ring – Tarnished Edition
Mais de três anos depois da estreia de Elden Ring, a Nintendo vai finalmente receber uma versão do enormíssimo RPG de ação da FromSoftware. De acordo com uma apresentação feita pela produtora no passado mês de maio, esta Tarnished Edition para a Nintendo Switch 2 vai contar com duas classes adicionais de personagens, bem como com novidades em relação às armas, armaduras e habilidades de combate. A Nintendo Switch 2 vai assim receber uma versão de Elden Ring que consiste no jogo original com conteúdos adicionais, e que estarão disponíveis nas outras plataformas através de um DLC, e ainda com o conteúdo da expansão Shadow of the Erdtree, o que significa assim que a nova consola da Nintendo vai receber uma versão aprimorada do jogo. Elden Ring – Tarnished Edition ainda não tem uma data exata de lançamento, mas sabe-se que deverá chegar à Nintendo Switch 2 ainda durante o ano de 2025.
Dragon Quest I & II HD-2D Remake
Os títulos dos jogos da série Dragon Quest parecem ficar cada vez mais longos à medida que mais jogos se juntam à lista e que os capítulos anteriores são alvo de melhorias. A Nintendo Switch recebeu seis jogos da série principal da Square-Enix – uma compilação dos três primeiros jogos da série, além de Dragon Quest X e XI, e ainda um “remake” HD do terceiro jogo – e seis “spin-offs”. Agora é a vez de um “remake” HD dos dois primeiros jogos chegar à Nintendo Switch 2 e à Nintendo Switch, com data de chegada marcada para 30 de outubro. Dragon Quest I & II HD-2D Remake vai seguir os passos de Dragon Quest III HD-2D Remake, o que é uma excelente ideia, uma vez que se trata de um jogo belíssimo, capaz de preservar o espírito dos originais num mundo que é um deleite para os olhos, e tudo indica que este “remake” do terceiro capítulo se prepara para repetir a fórmula. Cá o aguardamos dentro de três para as duas consolas da Nintendo.
EA Sports FC 26
A série de futebol mais conhecida do mundo dos videojogos (ou se quisermos ser rigorosos, a sucessora da série de futebol mais conhecida dos videojogos) não podia faltar à presença na Nintendo Switch 2, e EA Sports FC 26 vai chegar não só à Switch 2 mas também à Switch no dia 26 de setembro deste ano. De acordo com a EA, as novidades para esta nova edição incluem duas predefinições em relação à jogabilidade – Competitiva, mais centrada na resposta dos jogadores, e Autêntica, onde os jogadores exibem um comportamento mais próximo da realidade, e que é feita a pensar no modo Carreira – e uma série de melhorias para cada ação de jogo no que diz respeito aos dribles, posicionamento dos guarda-redes, organização ofensiva e defensiva, etc. Toda uma panóplia de avanços que, de acordo com a própria produtora, abordam os pedidos dos fãs. Prometidas estão também cinco novas ligas, embora ainda não se saibam quais.
Sonic Racing: Crossworlds
Sim, é difícil superar a fasquia da série de jogos de corridas mais conhecida da Nintendo. Mas não é por isso que a Sega se deve coibir de nos trazer mais um jogo de corridas baseado na sua personagem mais popular. Sonic Team Racing (2019) foi elogiado pela sensação de velocidade que transmitia e pela forma como proporcionava ao jogador a impressão de estar numa corrida de ritmo elevadíssimo. Sonic Racing: Crossworlds tem as condições para nos transmitir outra experiência de alta velocidade na Nintendo Switch 2. De Crossworlds espera-se uma grande variedade de opções para personalizar os veículos, bem como um elenco de personagens bastante alargado que vai além do universo Sonic – de acordo com a Sega, Crossworlds terá o maior elenco de personagens de todos os jogos de corridas do universo Sonic, incluindo várias que podem ser desbloqueadas com atualizações mensais gratuitas. Sonic Racing: Crossworlds tem três datas de lançamento para as consolas Nintendo: a Nintendo Switch vai recebê-lo no dia 25 de setembro de 2025, enquanto a Switch 2 vai receber a versão digital no final de 2025 e uma versão física no início de 2026.

Apreciador de jogos de outras épocas, não diz que não a uma boa obra dos nossos tempos. Diz-se que é por ele que passam os textos antes da publicação, o que significa que é uma espécie de boss final da escrita para os outros membros da equipa.